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Este artigo apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso/TCC em Bacharelado em Serviço
Social que ocorreu na Universidade La Salle, no período de 2024. O presente trabalho analisa
os processos de trabalho desenvolvidos pelas assistentes sociais no acolhimento e inserção
dos usuários na ACADEF - Associação Canoense de Deficientes Físicos, uma organização
do terceiro setor voltada para pessoas com deficiência. Ressaltando os desafios presentes,
no que tange as questões estruturais e recursos institucionais, a questão das políticas
públicas de assistência social na oferta de serviços e a complexidade presente na práxis do
assistente no todo da instituição. Conforme Montaño (2017) enfatiza, “o terceiro setor ocupa
um espaço que deveria ser do Estado, mas sem a infraestrutura adequada, o que impõe ao
assistente social uma pressão adicional para suprir essa lacuna". Na ACADEF3, tal situação
é acentuada pela dependência de financiamento externo e pela necessidade constante de
adaptar recursos limitados às necessidades diversas dos usuários em acompanhamento. A
discussão se estrutura em torno de uma questão norteadora: sobre os principais desafios que
as assistentes sociais enfrentam ao acolher e atender os usuários da ACADEF, levando em
conta a natureza do trabalho no terceiro setor. A metodologia utilizada para este trabalho é
a de caráter descritivo, através do método de estudo de caso. Os instrumentos utilizados
para a pesquisa foram baseados nos diários de campo, entrevistas, visitas domiciliares e de
observação. O objetivo geral foi realizar a observação do trabalho das assistentes sociais na
realização de suas atividades, os obstáculos encontrados no terceiro setor e as maneiras de
enfrentamento aos quais eram utilizadas para driblar as mais diversas situações. Os
principais resultados desta pesquisa apontam para a necessidade de ampliar o debate sobre
os desafios e as possiblidades da oferta de serviços e a atuação do Assistente Social no
terceiro setor, pois conforme Fuza (2015) observa, “o acolhimento adequado requer não
apenas empatia, mas também estrutura e suporte contínuos, muitas vezes ausentes nas
organizações do terceiro setor”. O presente artigo permite reflexões sobre a capacidade das
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entidades do terceiro setor, que impactam na qualidade dos atendimentos, considerando que
a escassez de recursos e a falta de apoio institucional poderá comprometer os atendimento
aos usuários e o processo de trabalho dos profissionais. Iamamoto (2018), nos traz que “a
prática do assistente social é constantemente desafiada pelas limitações institucionais que
inibem a transformação social”. Outro elemento importante neste debate são os convênios
com as políticas públicas, em especial da Assistência Social, pois muitas vezes é o recurso
prioritário da Instituição. Já Montaño (2017) sugere que “sem uma política pública efetiva
de assistência, o assistente social encontra-se sobrecarregado, com poucos recursos para
realizar um acolhimento digno e inclusivo”. Nesse contexto, os resultados desta pesquisa
apontam para uma reflexão sobre a tercerização das responsabilidades do Estado para as
Instituições do terceiro setor, o qual oferta atendimentos limitados devido a questão de
recursos, que impacta diretamente na garantia de direitos sociais as pessoas com
deficiência. Por fim, este artigo foi realizado com uma abordagem qualitativa, de caráter
descritivo, através do método de estudo de caso sobre o Projeto de inclusão à cidadania
(PIC), que oferece diversas atividades para pessoas com deficiências múltiplas e o projeto
atualmente conta com vinte e seis usuários,além disso o estudo deste trabalho também
contribuiu para a reflexão sobre o papel dos assistentes sociais em contextos desafiadores e
sobre a necessidade de fortalecer as políticas públicas de assistência social, oferecendo
subsídios para o desenvolvimento de práticas mais eficazes e inclusivas no terceiro setor. |
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