DSpace Repository

ABC encantado alfabetização interativa: reconhecimento em tempo real das letras desenhadas em papel com rede neural convolucional

Show simple item record

dc.contributor.author Schutz, Nicole François
dc.date.accessioned 2025-07-28T21:40:45Z
dc.date.available 2025-07-28T21:40:45Z
dc.date.issued 2025
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/4374
dc.description.abstract Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma aplicação interativa voltada à alfabetização infantil, integrando metodologias pedagógicas com redes neurais convolucionais (CNNs). A proposta visa reconhecer, em tempo real, letras script desenhadas em papel, oferecendo feedback por áudio imediato. O objetivo é tornar o processo de aprendizagem mais lúdico, acessível e eficaz, promovendo maior engajamento por parte das crianças no reconhecimento e escrita das letras do alfabeto. Além do desenvolvimento técnico, o estudo incluiu pesquisas exploratórias com crianças em fase de alfabetização e professores, com o intuito de compreender as percepções sobre a usabilidade, aplicabilidade e potencial pedagógico da ferramenta. A aplicação foi desenvolvida utilizando tecnologias como TensorFlow, Keras, OpenCV e PyQt5, e treinada com o dataset A–Z Handwritten. O trabalho foi apresentado a professores alfabetizadores, que realizaram uma avaliação qualitativa da proposta. O estudo reforça o potencial da integração entre tecnologia e educação como ferramenta inovadora para práticas pedagógicas na era digital. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Alfabetização infantil pt_BR
dc.subject Redes neurais convolucionais pt_BR
dc.subject Inteligência artificial pt_BR
dc.title ABC encantado alfabetização interativa: reconhecimento em tempo real das letras desenhadas em papel com rede neural convolucional pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.location.country Brasil
dc.contributor.advisor Siqueira, Mozart Lemos de
dc.degree.local Canoas, RS
dc.degree.graduation Ciências da Computação


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account