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Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma aplicação interativa voltada à alfabetização infantil, integrando metodologias pedagógicas com redes neurais convolucionais (CNNs). A proposta visa reconhecer, em tempo real, letras script desenhadas em papel, oferecendo feedback por áudio imediato. O objetivo é tornar
o processo de aprendizagem mais lúdico, acessível e eficaz, promovendo maior engajamento por parte das crianças no reconhecimento e escrita das letras do alfabeto. Além do desenvolvimento técnico, o estudo incluiu pesquisas exploratórias com crianças em fase de alfabetização e professores, com o intuito de compreender
as percepções sobre a usabilidade, aplicabilidade e potencial pedagógico da ferramenta. A aplicação foi desenvolvida utilizando tecnologias como TensorFlow, Keras, OpenCV e PyQt5, e treinada com o dataset A–Z Handwritten. O trabalho foi apresentado a professores alfabetizadores, que realizaram uma avaliação qualitativa da proposta. O estudo reforça o potencial da integração entre tecnologia e educação como ferramenta inovadora para práticas pedagógicas na era digital. |
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