Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/1117
Authors: Bertola, Viviane Martins
Title: Desafios no licenciamento ambiental de aeródromos frente à presença de empreendimentos de resíduos sólidos urbanos em áreas de segurança aeroportuárias
Keywords: Aviação;Aeroportos;Aterros sanitários;Área de segurança aeroportuária
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade La Salle
Citation: BERTOLA, Viviane M. Desafios no licenciamento ambiental de aeródromos frente à presença de empreendimentos de resíduos sólidos urbanos em áreas de segurança aeroportuárias. 2018. 37 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Universidade La Salle, Canoas, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1117. Acesso em: 06 ago. 2020.
Abstract: A presença de fauna nas imediações de aeródromos é motivo de preocupação em todo o mundo devido ao risco de colisões. Para garantir a segurança operacional da aviação a legislação brasileira impõe restrições especiais quanto ao uso do solo no interior da Área de Segurança Aeroportuária (ASA) dos aeródromos, especialmente no que tange as atividades atrativas de fauna como os empreendimentos de Resíduos Sólidos Urbanos (RSUs). Neste estudo, procuramos identificar todos os casos de ocorrência de centros de resíduos sólidos urbanos no interior da ASA de 20 km dos aeródromos do estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, consultamos o banco de dados dos órgãos competentes e realizamos análises em ambiente de Sistemas de Informação Geográfica. Além disso, buscamos localizar os processos de licenciamento ambiental em que este conflito entre estas atividades já se encontra estabelecido. Nossos resultados mostram que 76% dos aeródromos do estado possuem ao menos um empreendimento de RSUs no interior de suas respectivas ASAs. Adicionalmente, constamos que, dos 89 aeródromos do Rio Grande do Sul, apenas seis se encontram com Licença de Operação em vigor. Desta forma, concluímos que a ocorrência de RSUs dentro das ASAs dos aeródromos representa um grande desafio a ser enfrentado pelas autoridades públicas ao longo dos próximos anos, principalmente diante da necessidade de regularização dos aeródromos existentes à legislação ambiental vigente.
metadata.dc.contributor.advisor: Hofmann, Gabriel Selbach
metadata.dc.contributor.advisorco: Cademartori, Cristina Vargas
Appears in Collections:Dissertação (PPGAIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vmbertola.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.