Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1132
Título: Relatos de artistas quando jovens, das caminhadas pelas margens aos projetos de vida centrados na música
Autor(es): Sanches, Roberto Cordeiro
Pauly, Evaldo Luis
Machado, Renato Ferreira
Palavras-chave: Projeto de vida
Autoformação
Orquestra Escolar
Autobiografia
Christine Josso
Data do documento: 2018
Editor: Unilasalle
Resumo: Esta tese analisou a experiência de vida com a arte de egressos da Escola Villa Lobos. A tese propõe como problema de pesquisa a contribuição de experiências com a arte para a construção do projeto de vida do sujeito que aprendeu a ser artista em uma Orquestra integrada ao projeto pedagógico de uma escola de periferia. Tendo como objetivo geral compreender a trajetória de vida dos sujeitos aprendentes artistas através das projeções de si feitas a partir das aprendizagens com a arte na sua relação com a invenção de si. A metodologia se baseou na rememoração do processo formativo, utilizando a narração oral e individual sobre as suas experiências que o direcionaram para uma trajetória de vida na música, culminando com a produção de uma narrativa autobiográfica, a partir da qual se fará as análises segundo o referencial teórico de Paul Ricoeur e Christine Josso, produzindo os retratos de artistas quando jovens, evidenciando a contribuição da orquestra escolar para a realização de seus projetos de vida centrados na música.
URI: http://hdl.handle.net/11690/1132
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rcsanches.pdf598,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.