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dc.contributor.authorSouza, Mônica Coutinho dept_BR
dc.date.accessioned2019-04-23T23:03:49Z-
dc.date.available2019-04-23T23:03:49Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1144-
dc.description.abstractEsse estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade La Salle sob o parecer no: CAEE 79997117.0.0000.5307 e seguiu todas as recomendações éticas previstas na resolução no 466/2012. Teve caráter qualitativo e exploratório, do qual participaram 05 crianças, entre 06 e 11 anos e os respectivos responsáveis, que receberam identidades fictícias. Eles participaram de 12 encontros, uma vez por semana cada, entre abril e julho de 2018. Utilizou-se os seguintes instrumentos: Baralho das Emoções e dos Pensamentos e histórias terapêuticas. A técnica utilizada foi observação-participante e um questionário estruturado em forma de anamnese. Essa pesquisa justificou-se pela necessidade de desmistificar pensamentos e práticas profissionais que tendem a estigmatizar e patologizar a criança com dificuldade de aprendizagem que, muitas vezes, é vista como portadora de déficit ou transtorno mental. A análise se deu a partir de dois objetivos que deram origem a dois artigos, um intitulado "Análises das emoções a partir psicoeducação de crianças com dificuldade de aprendizagem na leitura e escrita", teve por objetivo compreender quais as emoções prevalentes em crianças com dificuldade de aprendizagem de leitura e escrita, permitiu definir cinco categorias: Ansiedade vai, esperança vem; Esperança traduzindo alegria; Esperança, alegria e ansiedade eu senti; Esperança em oposição à confusão e; Entre o nojo e a desconfiança, existe esperança. Identificaram-se Encontros, tomados como concepções convergentes entre criança e responsável e; (des) Encontros – entendidos como oposições entre os relatos da dupla. A esperança caracterizou os Encontros; os (des) Encontros, de acordo com a história de vida de cada criança, oscilaram entre ansiedade, alegria, confusão, nojo e desconfiança. O segundo objetivo deu origem ao artigo intitulado "Experiências emocionais vividas por crianças com dificuldade da leitura e escrita" e objetivou compreender as experiências emocionais vividas por crianças na dificuldade de aprendizagem, dando origem ao tema Atravessamento emocional a partir das experiências vividas e a categoria O impacto das experiências na (des) regulação emocional infantil. Os resultados indicaram que as experiências vidas com as figuras de referência, especialmente no contexto familiar, geram experiências emocionais que podem afetar o desempenho escolar das crianças.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRegulação emocionalpt_BR
dc.subjectDéficit intelectualpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleCrianças com dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita escolar: experiencias e emoçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorSaldanha, Ricardo Pedrozopt_BR
dc.degree.localCanoas - RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano - PPGSDHpt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
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