Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1186
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSidi, Pilar de Moraes-
dc.date.accessioned2019-08-16T22:16:51Z-
dc.date.available2019-08-16T22:16:51Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1186-
dc.description.abstractThe present thesis focuses on the authority of the teacher in Basic Education, portrayed by the clicRBS news portal. The purpose of the research is to understand how clicRBS, a means of digital communication, is portraying the authority of the teacher in Basic Education and what the possible impacts of this for contemporary Brazilian education. This is a qualitative research of the case study type. In order to deal with the problem, we initially performed a search on the clicRBS news portal, collecting the posts from the last ten years (2008-2017), with the descriptor: "authority of the teacher". For the interpretation of the data we use the technique of content analysis proposed by Lawrence Bardin (2010). In the clicRBS news portal, 49 posts were found, of which 5 categories of analysis emerged, namely: a) family authority crisis; b) teacher crisis; c) school crisis; d) symbolic violence and violence; e) image of the teacher and his authority. The thesis resulting from this research is: the clicRBS news portal, in the analyzed news, delegitimizes and disallows the teacher, and that the authority of the teacher has not only declined due to the crisis of family authority, the problems of teacher training or the crisis of the school as a social institution, but rather because of a much greater crisis that began in society, which manifests itself through the political crisis, reflecting itself in the crisis of traditional models that were consolidated. It is the crisis of tradition, of the democratic crisis that plagues contemporary society, shaking the vertical structures and hierarchies once considered consolidated and unshakable, demanding that the so worn out forms of exercising power be renewed and reinvented. As additional results, we can link the pedagogical action to the relational conversation in the time of differences, ambivalences, plasticity and changes. Dialogue is based on the recognition of the other, the valorization of pedagogical knowledge and the reconstruction of authority, since this will be important for educators to have their authority recognized by societyen
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectAuthorityen
dc.subjectClicRBSen
dc.subjectCrisisen
dc.subjectTeacheren
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAutoridadept_BR
dc.subjectclicRBSpt_BR
dc.subjectCrisept_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.title“Não sinta vergonha de ser professor”: um estudo de caso sobre a autoridade do professor a partir do portal de notícias Clicrbspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorConte, Elainept_BR
dc.degree.localCanoas, RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.description.resumoA presente tese, tem como foco de análise, a autoridade do professor na Educação Básica, retratada pelo portal de notícias clicRBS. O objetivo da investigação, é compreender, como o clicRBS, um meio de comunicação digital, está retratando a autoridade do professor na Educação Básica e quais os possíveis impactos disso para a educação brasileira contemporânea. Trata-se de uma pesquisa, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Para dar conta da problemática, realizamos, inicialmente, uma busca no portal de notícias clicRBS, coletando as postagens dos últimos dez anos (2008-2017), com o descritor: “autoridade do professor”. Para a interpretação dos dados, utilizamos a técnica da análise de conteúdo, proposta por Lawrence Bardin (2010). No portal de notícias clicRBS, foram encontradas 49 postagens, das quais emergiram 5 categorias de análise, quais sejam: a) crise da autoridade familiar; b) crise do professorado; c) crise da escola; d) violência e violência simbólica; e) imagem do professor e de sua autoridade. A tese decorrente desta pesquisa é: o portal de notícias clicRBS, nas notícias analisadas, deslegitima e desautoriza o professor, sendo que, a autoridade do professor, não entrou em declínio apenas pela crise da autoridade familiar, pelos problemas da formação de professores, ou pela crise da escola enquanto instituição social, mas sim, por uma crise muito maior, que instaurou-se na sociedade, que manifesta-se, através da crise política, refletindo-se, na crise dos modelos tradicionais, que encontravam-se consolidados. Trata-se da crise da tradição, da crise democrática que assola a sociedade contemporânea, abalando as estruturas verticais e as hierarquias antes consideradas consolidadas e inabaláveis, exigindo-se, que se renovem e se reinventem, as tão desgastadas formas de exercício do poder. Como resultados adicionais, podemos vincular o agir pedagógico à conversação relacional no tempo das diferenças, ambivalências, plasticidade e mudanças. O diálogo, perpassa pela via de reconhecimento do outro, de valorização do conhecimento pedagógico e de reconstrução da autoridade, visto que, isso será importante, para que os educadores tenham sua autoridade reconhecida pela sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pmsidi.pdf2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.