Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1213
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dc.contributor.authorVogelmann Jr, Jorge Carlospt_BR
dc.date.accessioned2019-10-01T18:08:12Z-
dc.date.available2019-10-01T18:08:12Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1213-
dc.description.abstractThe public procurement represents a substantial portion of a country’s revenue insomuch as their use may influence the market to modify its standards of production and consumption. One of these influences is the establishment of environmental protection values for the entire lifecycle of products purchased. As such, this present work aims to diagnose used or contaminated lube oil management within the Brazilian Army, and to consider how to undertake the reverse logistics of this waste, while also measuring environmental and economic impacts. Through research into the army’s accounting systems and the inventory, the importance of lubricating oil with relation to the resources used by the army was established. Data on the practice adopted by the Army for the acquisition, distribution and disposal of lube oil was also gathered by analysing the tender edicts, checking internal reports, and by applying two questionnaires. The costs for the disposal of used or contaminated lubricating oil and the commercial price of this waste were also obtained in accordance with the regulatory methodology in order to check market prices. This information was investigated using exploratory analysis, the use of descriptive statistic calculations and the analysis of variance using the ANOVA table. Thus, it was found that lubricating oil is an important item for the military logistics system in that in 64% of the Army’s tenders for the purchase of this product promote sustainable procurement practices, while 74% of the units send the oil residues for re-refining, which is the only practical disposal established by Brazilian law. In an economic context, the main results showed that the reverse logistics requirement raises the cost of oil acquisition by 5.53% and the price of used or contaminated lubricating oil paid for by collecting companies is influenced by the volume being disposed of. As such, it was concluded that the point of greatest environmental efficiency occurs when 100% of the used or contaminated lubricating oil generated is sent for re-refining. In this context, the point of greatest economic viability occurs when the oil is purchased without the requirement of reverse logistics being directly from the retailer, and when the waste is centralized to be sold to the re-refining industry.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.subjectLubricating oilen
dc.subjectEnvironmental impactsen
dc.subjectSustainable procurementen
dc.subjectReverse logisticen
dc.subjectAvaliação de Impactos Ambientaispt_BR
dc.subjectÓleos lubrificantespt_BR
dc.subjectImpactos ambientaispt_BR
dc.subjectContratação pública sustentávelpt_BR
dc.subjectLogística reversapt_BR
dc.titleEstudo das práticas de obtenção, coleta e disposição dos óleos lubrificantes no Exército Brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorRodrigues, Cristiane Oliveirapt_BR
dc.degree.localCanoas, RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Avaliação de Impactos Ambientais (PPGAIA)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.description.resumoAs contratações públicas movimentam substantiva parcela da renda das nações, de tal modo que suas preferências podem influenciar o mercado a modificar os padrões de produção e consumo. Uma dessas formas de influência é o estabelecimento de critérios de proteção ambiental para todo o ciclo de vida dos produtos adquiridos. Dessa forma, este trabalho propôs diagnosticar a gestão do óleo lubrificante usado ou contaminado no âmbito do Exército Brasileiro e ponderar as formas de efetivar a logística reversa desse resíduo, mensurando os impactos ambientais e econômicos. Por meio de buscas nos sistemas contábeis e de estoque foi identificada a representatividade do óleo lubrificante em relação ao material utilizado pelo órgão. Também foram reunidos dados sobre as práticas adotadas no Exército para a aquisição, distribuição e descarte do óleo lubrificante, por meio da análise de editais de licitação, verificação de relatórios internos e aplicação de dois questionários. Ainda foram obtidos os custos para o descarte do Oluc e preço comercial desse resíduo, segundo a metodologia regulamentar para consultar os preços de mercado. Essas informações foram investigadas utilizando a análise exploratória e o emprego de cálculos de estatística descritiva e de análise de variância por meio da tabela ANOVA. Assim, foi constatado que o óleo lubrificante é um item representativo para o sistema de logística militar, sendo que 64% das licitações do Exército para aquisição desse produto veicularam práticas de contratação pública sustentável, enquanto que 74% das unidades encaminharam os resíduos de óleo para o rerrefino, que consiste na única prática de descarte estabelecida pela legislação brasileira. No âmbito econômico os principais resultados mostraram que a exigência de logística reversa eleva o custo de aquisição do óleo em 5,53% e que o preço do Oluc pago pelas empresas de coleta é influenciado pelo volume de descarte. Dessa forma, foi possível concluir que o ponto de maior eficiência ambiental ocorre quando 100% do Oluc gerado é encaminhado para o rerrefino. Nessa situação, o ponto de maior viabilidade econômica ocorre, ainda, quando o óleo é adquirido sem a exigência da logística reversa direta do comerciante varejista e os resíduos são centralizados para serem vendidos ao setor do rerrefino.pt_BR
dc.contributor.advisorcoBem, Judite Sanson dept_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAIA)

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