Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1242
Autor(es): Valenti, Carmen Lúcia Borges Teixeira
Título: Preservando e difundindo a memória através da descrição dos livros de matrículas do instituto de artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul dos anos de 1908 a 1941
Palavras-chave: Arquivo;Memória;Descrição arquivística;Difusão
Data do documento: 2015
Editor: Universidade La Salle
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar o resultado de pesquisa sobre a memória registrada em uma pequena parcela do patrimônio documental que o Arquivo Histórico do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata-se de um conjunto documental constituído pelos livros de matrículas dos alunos do Instituto de Bellas Artes, antigo nome da referida unidade de ensino. Referem-se ao período compreendido entre os anos de 1908 e 1941. Esta investigação tem como objetivo geral propor uma reflexão sobre a importância dos documentos de origem acadêmica da instituição, tanto para a sociedade, quanto para os profissionais multidisciplinares. Adotou-se a pesquisa documental como procedimento e, como método, a análise de fontes documentais. Também se discutiu a importância da rquivologia na construção da memória. Durante sua execução, alguns conceitos da área de rquivologia foram revisados, bem como foi elaborado um breve histórico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, do Instituto de Artes e da constituição do acervo do Arquivo Histórico do Instituto de Artes. Foram apresentados os livros de matrícula e sua respectiva descrição arquivística; houve a, tabulação de alguns dados da pesquisa, assim como foram trazidas informações sobre a preservação dos documentos e acesso do pesquisador a estes. Os produtos finais originados desta pesquisa são: guia do arquivo histórico, catálogo dos livros de matrícula e esta dissertação. Concluiu-se que há uma memória registrada nos livros de matrícula pesquisados, bem como há uma importante relação entre a Arquivologia e a Memória para o desenvolvimento e a preservação do passado da sociedade.
Orientador(es): Santos, Nádia Maria Weber
Coorientador(es): Simões, Rodrigo Lemos
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
clbtvalenti.pdf4,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.