Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/1415
Authors: Santos, Maria de Lourdes dos
Title: Mulheres na pós-graduação em Engenharia de Produção da UFRGS: narrativas e trajetórias
Keywords: Memória social;Mercado de trabalho - mulheres;Engenharia;Programa de pós-graduação em Engenharia de Produção - UFRGS
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade La Salle
Citation: SANTOS, Maria de Lourdes dos. Mulheres na pós-graduação em Engenharia de Produção da UFRGS: narrativas e trajetórias. 2020. 76 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1415. Acesso em: 06 ago. 2020.
Abstract: As mudanças ocorridas na sociedade brasileira ao longo do tempo fizeram com que houvesse uma transformação no papel da mulher. Nesse contexto, o trabalho apresenta uma pesquisa que trata das narrativas e trajetórias das mulheres que cursaram o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFRGS, no período de 1992 a 2018 e quais são as dificuldades apontadas ao ingressar e permanecer no mercado de trabalho. Para dar visibilidade à trajetória das mulheres egressas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFRGS (PPGEP) realizou-se um documentário. Para tanto, foram descritas suas trajetórias, atividades e projetos desenvolvidos, refletidos sobre sua condução investigativa e pontuado aspectos favoráveis e limitadores das práticas de pesquisa. Como delineamentos metodológicos foram utilizados os relatos das narrativas e trajetórias das mulheres egressas do PPGEP. Trata-se de um estudo qualitativo com dez entrevistas de mulheres egressas do PPGEP, realizadas em 2019, para compreender como se realizaram suas trajetórias acadêmicas e profissionais. Concluiu-se que as mulheres não sofreram discriminação em sala de aula e que inclusive se sentiram confortáveis. Verificou-se, também, que a grande dificuldade que elas tiveram foi a de conciliar suas atividades acadêmicas com seus compromissos pessoais. Desse modo, destacou-se que é muito difícil buscar o equilíbrio entre as atividades do trabalho e do lar. Pôde-se compreender melhor, através de seus relatos, como se efetiva sua inserção no mercado de trabalho e suas dificuldades encontradas.
metadata.dc.contributor.advisor: Bem, Judite Sanson de
Appears in Collections:Dissertação (Memória Social e Bens Culturais)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mlsantos.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.