Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/1442
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Beppler, Márcia Andreia de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-20T18:27:32Z | - |
dc.date.available | 2021-01-20T18:27:32Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | BEPPLER, Márcia Andreia de Castro. Memórias do Sim: um projeto de gestão docente. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Cuturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1442.Acesso em: 20 jan. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1442 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação apresenta as Memórias do SIM, um Projeto de Gestão Docente. As memórias do projeto partem da ideia de saber imaginar, entende o professor como gestor do processo de ensino que gera a aprendizagem e busca ampliar o foco da gestão na perspectiva do fazer pedagógico em sala de aula. Como estudo de caso, investiga o fenômeno que nesta pesquisa está balizado pela seguinte questão norteadora: De que forma o Projeto SIM podem converter-se em um processo significativo para a alfabetização? Como objetivo geral estruturou-se: analisar a experiência do projeto SIM e a sua repercussão no aprendizado de sujeitos em fase de alfabetização do Colégio Santo Antônio, localizado no município de Estrela-RS. A linha de pesquisa Memória e Linguagens Culturais implementa atividades de pesquisas interdisciplinares voltadas para a construção de conhecimentos básicos e aplicados relativos à memória e suas relações com formas de expressão e de recepção das culturas em diferentes suportes e linguagens. O produto técnico, o Diário do Alfabetizador: projeto SIM traz o conceito Saber Imaginar e pretende dialogar com professores e futuros educadores sobre a importância da sequência didática. Propõe o pensar reflexivo da criança em relação ao objeto do conhecimento - a leitura e a escrita de forma lúdica, na fase da alfabetização. O olhar da criança como protagonista do seu aprender mediado pelo professor como gestor do processo de ensino e de aprendizagem. A referência de autores está baseada na abordagem da memória da alfabetização. O percurso metodológico ancora-se nos estudos de Minayo, na compreensão da memória coletiva e individual, a partir de estudos de Maurice Halbwachs (2004). Outro aspecto estudado aqui é a memória como narrativa, abordada por Paul Ricoeur (2007). Esta dissertação também aborda a memória, a identidade social e o sentimento de pertença como herança tratada por Michael Pollak (1992). Quanto à alfabetização e suas práticas cotidianas, trazemos os estudos de Emília Ferreiro (2011), Magda Soares (2005), Luiz Carlos Cagliari (1995) e Marco Antonio Moreira (2012) destacando-se a aprendizagem significativa. A Base Nacional Comum Curricular traz o viés da construção coletiva e constitui-se como referência base aos educadores. Por fim, entendemos a alfabetização, a memória e as práticas pedagógicas para o aprendizado da linguagem através da leitura de mundo da criança e suas experiências. Dessa forma, a sala de aula é vista como um laboratório de aprendizagem, um espaço dialógico entre teoria e prática pedagógica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Imaginação | pt_BR |
dc.title | Memórias do Sim: um projeto de gestão docente | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Rosa, Lúcia Regina Lucas da | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas, RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Borges, Maria de Lourdes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
macbeppler.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.