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dc.contributor.authorBeppler, Márcia Andreia de Castro-
dc.date.accessioned2021-01-20T18:27:32Z-
dc.date.available2021-01-20T18:27:32Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBEPPLER, Márcia Andreia de Castro. Memórias do Sim: um projeto de gestão docente. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Cuturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1442.Acesso em: 20 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1442-
dc.description.abstractA presente dissertação apresenta as Memórias do SIM, um Projeto de Gestão Docente. As memórias do projeto partem da ideia de saber imaginar, entende o professor como gestor do processo de ensino que gera a aprendizagem e busca ampliar o foco da gestão na perspectiva do fazer pedagógico em sala de aula. Como estudo de caso, investiga o fenômeno que nesta pesquisa está balizado pela seguinte questão norteadora: De que forma o Projeto SIM podem converter-se em um processo significativo para a alfabetização? Como objetivo geral estruturou-se: analisar a experiência do projeto SIM e a sua repercussão no aprendizado de sujeitos em fase de alfabetização do Colégio Santo Antônio, localizado no município de Estrela-RS. A linha de pesquisa Memória e Linguagens Culturais implementa atividades de pesquisas interdisciplinares voltadas para a construção de conhecimentos básicos e aplicados relativos à memória e suas relações com formas de expressão e de recepção das culturas em diferentes suportes e linguagens. O produto técnico, o Diário do Alfabetizador: projeto SIM traz o conceito Saber Imaginar e pretende dialogar com professores e futuros educadores sobre a importância da sequência didática. Propõe o pensar reflexivo da criança em relação ao objeto do conhecimento - a leitura e a escrita de forma lúdica, na fase da alfabetização. O olhar da criança como protagonista do seu aprender mediado pelo professor como gestor do processo de ensino e de aprendizagem. A referência de autores está baseada na abordagem da memória da alfabetização. O percurso metodológico ancora-se nos estudos de Minayo, na compreensão da memória coletiva e individual, a partir de estudos de Maurice Halbwachs (2004). Outro aspecto estudado aqui é a memória como narrativa, abordada por Paul Ricoeur (2007). Esta dissertação também aborda a memória, a identidade social e o sentimento de pertença como herança tratada por Michael Pollak (1992). Quanto à alfabetização e suas práticas cotidianas, trazemos os estudos de Emília Ferreiro (2011), Magda Soares (2005), Luiz Carlos Cagliari (1995) e Marco Antonio Moreira (2012) destacando-se a aprendizagem significativa. A Base Nacional Comum Curricular traz o viés da construção coletiva e constitui-se como referência base aos educadores. Por fim, entendemos a alfabetização, a memória e as práticas pedagógicas para o aprendizado da linguagem através da leitura de mundo da criança e suas experiências. Dessa forma, a sala de aula é vista como um laboratório de aprendizagem, um espaço dialógico entre teoria e prática pedagógica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.titleMemórias do Sim: um projeto de gestão docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorRosa, Lúcia Regina Lucas dapt_BR
dc.degree.localCanoas, RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturaispt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.contributor.advisorcoBorges, Maria de Lourdespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

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