Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/1443| Autor(es): | Spohr, Fabiele Lermen |
| Título: | A relação entre consciência fonológica, alfabetização e letramento na perspectiva da memória social de professoras alfabetizadas |
| Palavras-chave: | Memória social;Alfabetização e letramento;Consciência fonológica |
| Data do documento: | 2020 |
| Editor: | Universidade La Salle |
| Citação: | SPOHR, Fabiele Lermen. A relação entre consciência fonológica, alfabetização e letramento na perspectiva da memória social de professoras alfabetizadas. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1443. Acesso em: 20 jan. 2020. |
| Resumo: | Este trabalho se insere no campo interdisciplinar das memórias sociais, cujas narrativas sobre as práticas de professoras alfabetizadoras pretendeu evocar a importância de utilizar estratégias e habilidades da consciência fonológica junto às crianças em fase de alfabetização. Foram analisadas as evidências de narrativas metodológicas de alfabetização e letramento, sob o viés das memórias sociais de um grupo de professoras alfabetizadoras de uma escola privada. Quanto à viabilidade da pesquisa, esse trabalho contemplou as memórias sociais de um grupo selecionado de professoras evidenciando suas metodologias de alfabetização e letramento. A investigação, de cunho qualitativo, foi baseada em entrevistas semiestruturadas, de modo presencial e online, com seis professoras de pré-escola e de alfabetização. Assim, foram analisadas as metodologias empregadas para o processo de alfabetização e letramento, bem como, seus conhecimentos sobre a importância da consciência fonológica neste processo. Fez-se uso da pesquisa bibliográfica e documental, além da apresentação dos sujeitos entrevistados. A análise de conteúdo destaca as metodologias e memórias do processo de alfabetização. Foi evidenciada, através das narrativas memoriais metodológicas de alfabetização e letramento, sob o viés das memórias sociais das professoras alfabetizadoras, a necessidade de compreender a importância da inserção da consciência fonológica no processo de ensino da alfabetização e letramento. |
| Orientador(es): | Rosa, Lúcia Regina Lucas da |
| Coorientador(es): | Araújo, Margarete Penerai |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| flspohr.pdf | 4,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.