Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1556
Autor(es): Rambo, Zuleica Regina
Título: A música como potencializadora de experiências na Base Nacional Comum Curricular: um estudo de memória social
Palavras-chave: Memória social;Educação musical;Base Nacional Curricular Comum (BNCC)
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: RAMBO, Z. R. A música como potencializadora de experiências na Base Nacional Comum Curricular: um estudo de memória social. 2020. 95 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1556. Acesso em: 23 abril 2021.
Resumo: Este relatório técnico é o resultado de uma pesquisa de mestrado profissional em Memória Social e Bens Culturais. Seu objetivo geral é formular um curso de formação para professores sobre os usos e sentidos da música na Educação Infantil. Além de contribuir para a área da educação musical, o curso proporcionará aos professores, profissionais e público ampliar seu repertório de práticas musicais com vistas ao fazer pedagógico, o que vai ao encontro da nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A metodologia da pesquisa é qualitativa e dividiu-se em seis etapas: 1) levantamento de produções disponíveis em bibliotecas e acervos virtuais, como livros, revista da ABEM, artigos científicos e páginas da Web; 2) busca de TCCs, teses e dissertações elaborados em cursos de licenciatura em música de universidades brasileiras que tratam de música 3) sistematização de todos os documentos encontrados; 4) organização dos dados em categorias úteis para o curso de formação continuada que servirá de campo de observação; 5) discussão conceitual das categorias por meio dos conceitos de memória social e memória histórica e, conforme o caso, de conceitos oriundos do campo da educação por competências; e 6) sistematização dos dados e da discussão conceitual. Ao final da pesquisa, uma primeira versão do curso de extensão foi submetido para avaliação a duas professores doutoras em Educação Musical, cujas sugestões de melhorias foram incorporadas à versão que se encontra neste relatório técnico. Como considerações finais, sublinha-se a importância do estudo da nova BNCC para o entendimento de que o ambiente para a educação infantil deve ser um lugar enriquecedor; que as interações entre educadores e educandos são o fundamento da educação musical na ótica de despertar sensações, sensibilidades, cidadania e autonomia; e que a Memória social é um recurso para essas interações, as trocas de experiência e para a promoção de saberes individuais e coletivos.
Orientador(es): Graeff, Lucas
Coorientador(es): Wolffenbüttel, Cristina Rolim
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
zrrambo.pdf
  Until 2060-04-30
Closed Access1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.