Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1569
Autor(es): Matteu, Carina Falcão
Título: Memória social e tradição lassalista: um projeto de arte urbana para a Universidade La Salle, em Canoas, RS
Palavras-chave: Memória social;Cultura;Grafite;Filosofia lassalista
Data do documento: 2019
Editor: Universidade La Salle
Citação: MATTEU, C. F. Memória social e tradição lassalista: um projeto de arte urbana para a Universidade La Salle, em Canoas, RS. 2019. 88 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1569. Acesso em: 26 abr. 2021.
Resumo: As Instituições Lassalistas são, entre outras coisas, altamente reconhecidas por muitos profissionais da educação e até mesmo por outras instituições de ensino pelos mais de 300 anos de tradição educando seus alunos para a vida. No entanto, para a Comunidade Lassalista, tão importante quanto ser reconhecida por especialistas da área, é ser reconhecida entre seus alunos. Dessa forma, esta dissertação surge para estreitar os laços entre alunos e instituição, propondo uma atualização iconográfica através do uso de grafites, com o objetivo de aproximar esses alunos dos valores Lassalistas, ou seja, aproximar jovem e tradição. Para isso, no decorrer das pesquisas, nos apoiamos em conceitos de memória, cultura, identidade e tradição, para que pudéssemos compreender o que leva um sujeito a se aproximar de determinadas memórias a ponto de torná-las parte de suas práticas culturais, até que finalmente essas se tornem uma tradição local. Para isso, recorremos a autores como Jöel Candau, Maurice Halbwachs, Michel Maffesoli e Zigmund Baumann. Ao longo dessas pesquisas, pudemos compreender que para uma tradição se estabilizar é preciso que ela seja transmitida, incorporada e, até mesmo, alterada de acordo com a realidade sócio-cultural existente. Dessa forma, remodelar a iconografia foi uma maneira de realizar esta atualização necessária para que a Tradição continuasse sendo mantida.
Orientador(es): Rosa, Lúcia Regina Lucas da
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cfmatteu.pdfOpen Access2,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.