Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1594
Autor(es): Silva, Gabriele Bonotto
Título: O ensino e a aprendizagem da matemática e a teoria dos campos conceituais na formação continuada de professores
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de Matemática;Formação continuada;Teoria dos Campos Conceituais;Estruturas aditivas;Situações-problema
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: SILVA, Gabriele Bonotto. O ensino e a aprendizagem da matemática e a teoria dos campos conceituais na formação continuada de professores. 2021. 430 f. Tese (doutorado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1594. Acesso em: 04 abr. 2021.
Resumo: O ensino e a aprendizagem de matemática, desde o início da escolarização, causam inquietações, evidenciadas através de avaliações externas, como por exemplo, a ANA – Avaliação Nacional da Alfabetização. A presente tese, inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, na linha de pesquisa Formação de Professores: Teorias e Práticas Educativas, pretende verificar se a formação continuada de professores em Matemática, baseada na Teoria dos Campos Conceituais e do método espiral RePARe contribui para melhorar a aprendizagem dos alunos. Para isso, realizou-se encontros de Matemática, com professores do Município de Canoas que lecionam no 3º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, que trabalhou com pesquisa quase experimental. A pesquisa apresentou diferentes fases. Foi aplicado um pré-teste com situaçõesproblema do Campo Aditivo, em 52 turmas de 3º ano do Ensino Fundamental do Município de Canoas, divididas em Grupo Controle e Grupo Experimental. Participaram 20 docentes selecionados e convidados a realizar encontros de formação de Matemática, que tiveram como temática principal o Campo Aditivo. Ao final dos encontros de formação, foi realizado o pósteste nas mesmas turmas, com o objetivo de comparar os resultados entre as turmas que os professores participaram dos encontros de formação com os que não participaram. Os resultados do pré-teste e pós-teste geraram a análise quantitativa. Através de análise descritiva e inferencial, percebeu-se que o Grupo Experimental obteve desempenho superior ao Grupo Controle, principalmente em relação a mudanças de estratégias na resolução de situaçõesproblema, partindo de estratégias concretas e chegando a mais abstratas. Os encontros de formação foram gravados. Tais registros, assim como os registros da pesquisadora/formadora, produziram o corpus qualitativo que foi analisado a partir da Análise Textual Discursiva, gerando indicadores para o desenvolvimento profissional docente. Os principais resultados apontam para o entrelaçamento de habilidades e competências, saberes docentes, formação continuada, impacto nas aprendizagens dos alunos e prática pedagógica, subdividida em gestão de classe e gestão de conteúdo, resultando no desenvolvimento de novas habilidades e competências pelas professoras participantes. Destaca-se também, a regularidade de aulas contemplando o ensino de Matemática em sala de aula, a reflexão nos encontros de formação continuada, o conhecimento adquirido pelas professoras sobre a Teoria dos Campos Conceituais e o reflexo disso na aprendizagem dos alunos.
Descrição: Esta tese consiste em analisar a formação continuada de professores em Matemática baseada da Teoria dos Campos Conceituais e no método espiral RePARe e sua contribuição para melhorar a aprendizagem dos alunos.
Orientador(es): Felicetti, Vera Lucia
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gbsilva.pdfOpen Acess10,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.