Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1636
Autor(es): Passos, Fabiana Fonseca dos
Título: Sono e atividade física em crianças e adolescentes
Palavras-chave: Cortisol;Sono;Atividade Física;Crianças;Adolescentes
Data do documento: 2019
Editor: Universidade La Salle
Citação: PASSOS, F. F. Sono e atividade física em crianças e adolescentes. 2020. Dissertação (mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1636. Acesso em: 21 maio 2021.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar os níveis de cortisol capilar em um intervalo de três meses e a qualidade do sono entre praticantes e não praticantes de atividade física regular, em uma amostra representativa com 97 crianças e adolescentes com idade entre nove e quinze anos, de uma escola pública municipal de Porto Alegre. Trata-se de um estudo do tipo caso-controle, em que a metodologia aplicada utilizou a coleta de amostras de cabelo de cada aluno, para determinar a Concentração de Cortisol Capilar (CCC), além da Escala de Distúrbios de Sono em Crianças (EDSC) para avaliar a qualidade do sono. Os resultados encontrados indi- caram que a prática de atividade física melhorou a qualidade de sono entre todos os estudantes avaliados. Já os níveis de cortisol aumentaram nos alunos que realiza- ram atividade física regular. Nossos dados mostram que houve uma associação positiva entre atividade física e qualidade de sono, bem como alterações nos níveis de cortisol capilar. Para melhor compreensão do impacto ou da influência da atividade física regular nos níveis de cortisol capilar, estes indicadores devem ser melhor elucidados em futuras pesquisas.
Orientador(es): Zanin, Rafael Fernandes
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSDH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ffpassos.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.