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dc.contributor.authorMachado, Cosme Neves-
dc.date.accessioned2021-05-25T14:15:35Z-
dc.date.available2021-05-25T14:15:35Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMACHADO, Cosme Neves. Análise do ciclo de vida (ACV) de pavimento asfáltico e rígido na BR-163/364/MT. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1656. Acesso em: 25 maio. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1656-
dc.description.abstractA exigência de ações sustentáveis por parte da sociedade acarreta um maior cuidado na produção de produtos e serviços, deste modo, o processo de escolha da alternativa de pavimento a ser executado em uma obra, pode ser objeto de avalição quanto a sua sustentabilidade. A análise do ciclo de vida – LCA (Life Cycle Analysis) é uma ferramenta que possibilita a avaliação dos aspectos relativos à sustentabilidade das alternativas de construção do pavimento. Outro fator de relevância são os custos envolvidos na implementação da solução de pavimentação, devendo ser analisados em conjunto com os possíveis impactos ambientais das alternativas de pavimentação. No presente trabalho desenvolvido é utilizada a ferramenta da análise do ciclo vida para a verificação dos possíveis impactos ambientais gerados pelas alternativas de pavimentação estudas e na avaliação de seus custos é utilizado o Sistema de Custos Referencias de Obras (SICRO 2) do DNIT. Foram avaliadas duas alternativas de estruturas de pavimento asfáltico e rígido. Para ambas as alternativas foi adotado o mesmo período de análise, 20 anos. Para cada alternativa de pavimento foi aplicada a ferramenta ACV nas fases de produção de materiais, construção e transporte, nas etapas de construção, conservação e restauração, as fases de uso e fim de vida do pavimento não foram consideradas. O maior gasto energético e emissões foi verificado na fase de produção dos materiais em ambos pavimentos. O pavimento rígido apresentou maior quantidade de emissões de CO2 equivalente, já o pavimento asfáltico apresentou um maior gasto energético entre os pavimentos analisados. Se verificou que o pavimento de menor custo ao longo do período analisado foi o pavimento rígido.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.subjectPavimento Rígidopt_BR
dc.subjectPavimento Asfálticopt_BR
dc.subjectCustospt_BR
dc.subjectACVpt_BR
dc.titleAnálise do ciclo de vida (ACV) de pavimento asfáltico e rígido na BR-163/364/MTpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorSouza, Fernanda Siqueirapt_BR
dc.degree.localCanoaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Avaliação de Impactos Ambientaispt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.descriptionEfetuar uma avaliação do ciclo de vida considerando as alternativas de pavimentos rígidos e asfálticos na construção da pista nova da duplicação da BR163/364/MT (Km 278,9 – Km 321,3).pt_BR
dc.contributor.advisorcoMalysz , Rodrigopt_BR
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