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http://hdl.handle.net/11690/1672
Autor(es): | Silva, Marco Antonio Merenhque |
Título: | Memórias e expectativas na formação profissional: um estudo sobre gestão esportiva na região metropolitana de Porto Alegre |
Palavras-chave: | Memória Social;Identidade;Gestão Esportiva;Educação Física |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Universidade La Salle |
Citação: | SILVA, Marco Antonio Merenhque. Memórias e expectativas na formação profissional: um estudo sobre gestão esportiva na região metropolitana de Porto Alegre. 2020. 169 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1672. Acesso em: 27 maio. 2021 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema a formação em gestão esportiva pelos profissionais em Educação Física. O objetivo geral é construir uma formação continuada sobre gestão esportiva para profissionais da educação física baseado em relatos de discentes e egressos e profissionais com formação em Educação Física. Os dados foram coletados buscando a percepção de discentes, egressos da Universidade La Salle, membros da Associação dos profissionais em Educação Física do Rio Grande do Sul (APEF-RS) e entrevistas com profissionais da gestão esportiva da região metropolitana de Porto Alegre. Foi realizada análise descritiva dos dados referentes a percepção sobre a formação em gestão esportiva e interesse nesta formação. As trajetórias dos profissionais pesquisados foram analisadas através de questionário com 42 discentes, 15 Egressos, 55 Associados da APEF-RS e 5 entrevistas online semiestruturadas com profissionais que exercem a gestão esportiva em suas atividades diárias. Sendo desenvolvido no contexto da linha de pesquisa de memória e linguagens culturais do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais, essa pesquisa se amparou em conceitos como memória social e identidade profissional para efetivar análises das narrativas obtidas. Os resultados apontaram que este profissional se mostra interessado em sua formação continuada e que existe certo consenso sobre competências técnicas e habilidades interpessoais para a atuação em gestão esportiva. Os dados analisados serviram para subsidiar elementos para a proposta de um curso nesta temática visando formação e preparação de uma maneira mais assertiva para o profissional da gestão esportiva. O MBA em Gestão Esportiva foi proposto com carga horária total de 360 horas/aula, tendo uma estrutura curricular dividida em cinco módulos e incorporando componentes curriculares a partir dos dados da pesquisa. Espera-se também que este trabalho contribua em estudos futuros acerca desta ocupação e demais tópicos relacionados |
Descrição: | A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa Memória e Linguagens Culturais do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais. Tendo como tema a formação em gestão esportiva pelos profissionais em Educação Física, objetiva construir como produto técnico uma formação continuada sobre gestão esportiva para profissionais da área do esporte e profissionais de Educação Física. |
Orientador(es): | Mangan, Patrícia Kayser Vargas |
Coorientador(es): | Constante, Robson da Silva |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
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