Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1764
Autor(es): Blessmann, Eliane Jost
Título: A música como lazer sério: espaço de sociabilidade e identidade de um grupo de idosos
Palavras-chave: Lazer;Idosos;Prática musical;Sociabilidade;Identidade
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: BLESMANN, E. J. A música como lazer sério: espaço de sociabilidade e identidade de um grupo de idosos. 2021. 117 f. Tese (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1764. Acesso em: 05 jul. 2021.
Resumo: Esta tese é um estudo sobre lazer e envelhecimento que tem por sujeitos os integrantes do grupo de percussão “Só ritmos” e por objeto a prática musical no contexto do lazer, analisados sob a perspectiva teórica do lazer sério. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, voltada ao universo dos significados, motivações, crenças, valores e atitudes. Sendo estes elementos objetos de estudo da etnografia a pesquisa foi desenvolvida em relação direta com o trabalho de campo sob a influência de autores da antropologia. Ainda como instrumento de pesquisa foi utilizado a entrevista compreensiva e a análise dos dados se deu mediante a descrição e interpretação do material organizado por temas conforme o conteúdo se apresentava (KAUFMANN, 2013). O contexto social onde se desenvolve a pesquisa é o projeto de extensão CELARI do qual os integrantes da banda são oriundos. O grupo pesquisado é composto por 2 homens e 15 mulheres de 64 a 93 anos. Observar o senso de compromisso presente naquele grupo para as aulas de percussão e as apresentações em público, a vontade de aprender a tocar um instrumento e de fazer cada vez melhor, me instigou a buscar uma discussão sobre o lazer que não se limitasse ao significado corrente como espaço de liberdade, de ludicidade, de escolha. Por isso escolhi como ponto de partida a perspectiva do lazer sério, do canadense Robert Stebbins (1982, 2001, 2006, 2009, 2014, 2016) como referencial teórico com o objetivo de compreender a prática musical do grupo no contexto do lazer, tendo por objetivos específicos: recuperar a história da criação do grupo de percussão; desvendar os significados atribuídos pelo grupo pesquisado à prática musical e investigar sobre a adequação da perspectiva teórica do lazer sério para o seu estudo e perscrutar sobre como o lazer sério contribui para a sociabilidade e identidade social do grupo de entrevistados. Acompanhando este mundo social específico durante as observações em campo é que a sociabilidade e a identidade se destacaram como aspectos relevantes a serem aprofundados. A sociabilidade é favorecida pelo exercício de uma atividade de lazer sério, pois uma das características que a diferenciam das demais formas de lazer é o mundo social. Nele é possível evidenciar a interação que se dá entre seus integrantes. A existência de um mundo social específico resultante da prática de uma atividade de lazer sério o qual comporta um conjunto de valores, atitudes e orientações constituem a base para a identidade social
Orientador(es): Telles, Tamára Cecília Karawejczyk
Coorientador(es): Mangan, Patrícia Kayser Vargas
Aparece nas coleções:Tese (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ejblesmann.pdfOpen Access1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.