Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1924
Autor(es): Maccarini, Ana Paula Soares
Título: Aulas remotas de inglês para crianças pré-alfabetizadas: dados de compreensão e produção oral
Palavras-chave: Pandemia;Aulas remotas;Aquisição de segunda língua
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: MACCARINI, A. P. S. Aulas remotas de inglês para crianças pré-alfabetizadas: dados de compreensão e produção oral. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Letras - Inglês) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1924. Acesso em: 03 ago. 2021.
Resumo: No ano de 2020, o mundo se deparou com uma pandemia e o isolamento social foi necessário em vários países do mundo. No Brasil, não foi diferente, porém, muitas escolas não tiveram estrutura para a adaptação de aulas remotas. Um dos maiores desafios foi adaptar as aulas para crianças de 3 a 6 anos que, além de estarem no processo de alfabetização, não conseguem passar muito tempo na frente do computador. Com as escolas de idiomas, o mesmo problema foi enfrentado. A grande questão era como manter o interesse e o contato dos alunos pré-alfabetizados com a segunda língua (L2). Quanto tempo deveria durar a aula e quanto de suporte os pais deveriam dar foram algumas de muitas perguntas que surgiram a cada decisão tomada. Ao longo da adaptação, juntamente às aulas bem sucedidas, surgiu o tema deste artigo: como ocorre a compreensão e produção oral de crianças pré-alfabetizadas aprendizes de inglês como L2 através de aulas remotas. Com a gravação dos encontros remotos individuais e em grupo, os dados coletados foram utilizados para analisar o desenvolvimento da compreensão e da produção oral dos alunos em aulas remotas em comparação ao desenvolvimento das mesmas habilidades nos encontros presenciais. Neste estudo qualitativo, a coleta de dados mostrou que apesar do formato diferente de aula, os alunos, em sua maioria, conseguiram manter um nível satisfatório de compreensão e produção oral, comparado à sua performance nas mesmas habilidades nas aulas do ano anterior feitas presencialmente. Os resultados também mostram que independentemente do nível de conhecimento, a adaptação às aulas remotas depende da personalidade do aluno, juntamente à metodologia correta. Portanto, em uma situação como a de 2020, conseguimos obter bons resultados, e os alunos e responsáveis apresentaram um nível de satisfação notável, apesar de preferirem as aulas presenciais e de os resultados de compreensão e produção oral se mostrarem levemente superiores.
Orientador(es): Pasca, Maria Alejandra Saraiva
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Letras - Inglês)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
apsmaccarini.pdfOpen Access286,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.