Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1938
Autor(es): Menezes, Diélen Osório
Título: As percepções das diferentes gerações sobre a cultura organizacional de uma empresa familiar
Palavras-chave: Gerações;Cultura Organizacional;Empresa Familiar;Mercado de Trabalho
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: MENEZES, Diélen Osório. As percepções das diferentes gerações sobre a cultura organizacional de uma empresa familiar. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Administração) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1938. Acesso em: 05 ago. 2021.
Resumo: Este trabalho tem o intuito de identificar as percepções das diferentes gerações em relação à cultura organizacional de uma empresa familiar. É notável que as empresas convivem com diversos costumes diferenciados de cada geração, buscando a interação entre as equipes no ambiente de trabalho, influenciando na cultura organizacional. A presente pesquisa se propôs a realizar um estudo exploratório de natureza aplicada. Como instrumento de coleta, foi utilizado o método de entrevista com dois colaboradores de cada geração, o roteiro foi composto por 15 perguntas como complemento foram realizadas observações com o intuito de identificar os oito elementos da cultura na empresa "X". Os dados apontaram, que segundo as percepções das diferentes gerações da empresa "X", possui uma gestão familiar e a cultura foi identificada como sendo conservadora, pois seus valores e tradições se mantiveram ao longo dos seus 33 anos de existência no mercado. Portanto, este artigo contribui para a ampliação da discussão e compreensão das teorias a respeito dos assuntos envolvidos e também favorece a empresa no conhecimento das características das gerações proporcionando um melhor entendimento referente aos seus colaboradores.
Descrição: Atualmente há diferentes gerações inseridas no mercado de trabalho, que possuem valores e características distintas. Isso está relacionado com as circunstâncias as quais foram expostas no contexto socioeconômico, político e educacional e também pelos fatos históricos que as gerações vivenciaram que influenciou na caracterização das mesmas (NOVAES, 2018).
Orientador(es): Conto, Pedro Faccio De
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Administração)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
domenezes.pdfOpen Access420,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.