Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1944
Autor(es): Borges, Maria de Lourdes
Scholz, Robinson Henrique
Cargnin, Tiago Daniel de Mello
Título: Estratégia-como-prática na Economia Solidária: resultados e ações de catadores de uma cooperativa
Palavras-chave: Estratégia-como-prática;Cooperativismo;Economia solidária
Data do documento: 2015
Editor: Editora Unijuí
Citação: BORGES, M. L.; SCHOLZ, R. H.; CARGNIN, T. D. M. Estratégia-como-prática na Economia Solidária: resultados e ações de catadores de uma cooperativa. Desenvolvimento em questão, v. 13, n. 31, p. 108-142, 2015. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/2922. Acesso em: 05 ago. 2021.
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a manifestação da dinâmica dos processos organizacionais na “estratégia-como-prática” a partir dos resultados e das ações dos sujeitos na Cooperativa de Trabalho Amigas e Amigos Solidários (Cooarlas), do município de Canoas/RS. Para conseguir atingir o objetivo, a metodologia utilizada é a de Estudo de Caso. Os resultados evidenciam a trajetória de uma mudança estratégica engendrada pelos atores organizacionais (coordenação e cooperados) que levou a resultados favoráveis. Os avanços do artigo mostram que o estudo da estratégia-como-prática, no contexto da economia solidária, pode lançar luz sobre a lacuna de que tais estudos ocorrem em um “vácuo organizacional” por intermédio das lógicas de reciprocidade e solidariedade; evidências da ação dos cooperados como verdadeiros atores sociais da estratégia-como-prática; benefícios do estudo estratégia-como-prática no contexto da economia solidária, podendo ser evidenciadas solidariedade, cultura de cooperação e a construção de um habitus do trabalho cooperativo.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mlborges.rhscholz.tdmcargnin.pdfOpen Access4,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.