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dc.contributor.authorCorrea, Jéssica Minuscoli-
dc.date.accessioned2021-08-05T18:47:50Z-
dc.date.available2021-08-05T18:47:50Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCORREA, Jéssica Minuscoli. Administradoras: a representatividade das mulheres nos projetos pedagógicos do curso de bacharelado em administração. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Administração) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1950. Acesso em: 05 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1950-
dc.description.abstractEsta pesquisa procurou responder de que forma ocorre a representação de autoras mulheres na estruturação bibliográfica de um curso de bacharelado em administração, cujo objetivo buscou identificar na constituição do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Administração de uma Universidade Comunitária do Sul do Brasil a presença de autoras mulheres como caminho para compreender a representatividade. Coletou-se dados dos PPCs e realizou-se entrevistas com os Coordenadores do curso, a fim de compreender as suas visões acerca da desigualdade de gênero. O referencial teórico da pesquisa estruturou-se em três eixos, a saber: cenário da gestão no Brasil: desigualdade entre mulheres e homens; discussões e avanços das pautas feministas no Brasil e a composição da administração como campo científico no Brasil. A partir dos dados analisados, por meio da Análise de Conteúdo, interpretou-se que o curso não contempla as pautas feministas em prol da igualdade entre mulheres e homens e, ainda, parece contribuir para o cenário de desigualdades, tendo em vista que os sujeitos entrevistados não percebem algumas problemáticas associada às mulheres e dos movimentos que fomentam a discriminação. Recomenda-se, a partir dos resultados obtidos neste estudo, a revisão do PPC do curso tornando-o mais representativo em relação às autoras mulheres e às questões de desigualdade de gênero, assim como, realize-se formações de docentes e de gestores, acerca da desigualdade de gênero, para que os sujeitos envolvidos nos PPC e na execução do curso tenham alcance das problemáticas associadas às mulheres e possam desenvolver estratégias de ensino que as contemplem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.subjectadministraçãopt_BR
dc.subjectmulherespt_BR
dc.subjectrepresentatividadept_BR
dc.subjectrepresentatividadept_BR
dc.subjectgestãopt_BR
dc.titleAdministradoras: a representatividade das mulheres nos projetos pedagógicos do curso de bacharelado em administraçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusãopt_BR
dc.contributor.advisorCassel, Cássiopt_BR
dc.degree.localCanoaspt_BR
dc.descriptionMuitos cresceram sendo ensinados que mulheres e homens se comportam de forma diferente um do outro, simplesmente porque “é da natureza” de cada um deles. Entretanto, essa diferença vai além do sexo, tem a ver com como a pessoa se percebe e se expressa socialmente, e isso se dá através do gênero, que, conforme Colling e Tedeschi (2019) busca “dar conta de relações socialmente constituídas, que partem da contraposição e do questionamento dos convencionados gêneros feminino e masculino, suas variações e hierarquização social”.pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Administração)

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