Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/1955
Authors: Silva, Thaís Oliveira da
Title: E-commerce: uma análise sobre a sua utilização em redes sociais virtuais.
Keywords: e-commerce;redes sociais virtuais;empreendedorismo
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade La Salle
Citation: SILVA, Thaís Oliveira da. E-commerce: uma análise sobre a sua utilização em redes sociais virtuais. 2020. 17 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Administração) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1955. Acesso em: 06 ago. 2021.
Abstract: O e-commerce está em franca expansão no Brasil e no mundo e, ao ocorrer nas redes sociais virtuais, tem sua ação potencializada devido às interações e à comunicação facilitada entre as empresas e seus públicos. A presente pesquisa identifica os motivos pelos quais os microempreendedores da Região Metropolitana de Porto Alegre estão optando pela prática do e-commerce por meio das redes sociais virtuais, ao compreender e analisar, a partir de percepções, quais são seus desafios e perspectivas, bem como os fatores motivacionais; conhecer e compreender suas experiências. Esta forma de comercialização caracteriza-se pela baixa necessidade de investimentos, por promover a visibilidade do negócio em um ambiente on-line que possui número significativo de potenciais clientes, pela facilidade de estabelecer parcerias com influenciadores digitais que indicam o produto ou serviço a consumidores de cada segmento, a facilidade de interação com clientes e a praticidade no processo de vendas. Alguns desafios são encontrados na jornada desses empreendedores que precisam enfrentar a concorrência, ter criatividade para constantemente criar conteúdos de interesse do seu público e estratégias para a retenção dos mesmos. Além da revisão bibliográfica sobre o tema, este estudo realizou entrevistas qualitativas com empreendedores que atuam dessa forma. O e-commerce nas redes sociais virtuais está conquistando cada vez mais espaço, tornando-se uma opção entre os empreendedores, porém, exige capacitação das equipes, comunicação e estudo sobre clientes.
Description: O comércio eletrônico (e-commerce) está em constante ascensão, segundo dados da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, 2019), tende a crescer ainda mais com o surgimento de novas tecnologias. Destaca-se que o e-commerce não é apenas uma loja virtual, ele constitui-se por meio de plataformas digitais (sites) ou plataformas nas redes sociais virtuais, como o Facebook, Instagram, dentre outros (GABRIEL, 2010).
metadata.dc.contributor.advisor: Magalhães, Cristiele Ribeiro
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Graduação (Administração)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tosilva.pdfOpen Access188.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.