Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1976
Autor(es): Argenta, Tatiane
Título: Conhecimento de adultos jovens sobre os riscos cardiovasculares no consumo de bebida energética
Palavras-chave: Bebidas energéticas;Jovens universitários;Efeitos cardiovascular
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: ARGENTA, Tatiane. Conhecimento de adultos jovens sobre os riscos cardiovasculares no consumo de bebida energética. 2021. 10 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Enfermagem) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1976. Acesso em: 06 ago. 2021.
Resumo: O objetivo deste estudo foi descrever o entendimento de jovens adultos, frequentadores de uma universidade privada da região metropolitana de Porto Alegre – RS, quanto aos riscos cardiovasculares associados ao consumo de bebidas energéticas. Estudo descritivo analítico de caráter quantitativo, realizado com 199 acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial de uma Universidade privada, localizada no estado do Rio Grande do Sul, por meio de um questionário eletrônico. Conclui-se que o início do consumo de bebida energética (BE) ocorre cada vez mais precocemente, há uma ampla proporção dos respondentes que confessam ter iniciado o consumo da BE antes mesmo dos 18 anos de idade. Como principais motivações destacam-se a busca de obter um melhor rendimento intelectual e/ou manter-se acordado, pelo sabor e prazer que a bebida proporciona e/ou ainda para se sentir parte do grupo que consomem a BE. A maioria destes jovens afirmam ter histórico pessoal ou familiar de patologia cardiovascular e desconhecem os efeitos cardiovasculares do consumo da bebida energética, reconhecem que os elementos compostos na bebida influenciam no funcionamento metabólico e fisiológico do corpo, porém presumem que o consumo isolado e em baixa quantidade não infere nenhum risco cardiovascular. Neste contexto, para a Enfermagem, os dados obtidos e analisados, alicerça a necessidade do processo de construção de um planejamento preventivo a ser realizado, com vista a ações futuras que possam conscientizar a população sobre os riscos cardiovasculares a qual está se expondo. Estabelecer estratégias de atenção e prevençao direta as consequencias do consumo de energéticos, bem como indicar uma releitura sobre a regulamentação de consumo desta bebida considerando seus fatores de risco.
Orientador(es): Silva, Fabiano Silva da
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
targenta.pdfOpen Access295,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.