Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1999
Autor(es): Dias, Sariane Boff
Título: Vidas Secas e a Terra dos Meninos Pelados: proposta pedagógica a partir de estudos identitários e culturais
Palavras-chave: Exclusão;Identidade;Cultura;Vidas secas;A terra dos meninos pelados
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: DIAS, S. B. Vidas Secas e a Terra dos Meninos Pelados: proposta pedagógica a partir de estudos identitários e culturais. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Letras - Português) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1999. Acesso em: 11 ago. 2021.
Resumo: A presente pesquisa tem como fundamento a análise da condição, sobretudo, social, das personagens protagonistas em Vidas secas (2020) e A terra dos meninos pelados (2018), de Graciliano Ramos. A partir dessa análise é abordada a questão da exclusão, identidade e cultura, considerando os motivos que tornaram as personagens excluídas da sociedade. Assim, a pesquisa elaborada é de cunho qualitativo com estudo bibliográfico, contemplando uma proposta pedagógica para ser utilizada com um público de Ensino Fundamental ou Médio. Nota-se que os escritos estudados são indispensáveis para o ensino de literatura, já que trata da temática de exclusão social, uma causada pela situação econômica e outra pela condição física e, ao mesmo tempo, diz respeito a indagações identitárias e culturais desses indivíduos. Logo, por meio dessas premissas observadas foi válido sugerir uma atividade baseada nessas narrativas, que trabalhe com exclusão, identidade e cultura, para demonstrar a vasta diversidade do comportamento e estado humano que nem todos possuem visão e, por fim, promover a inclusão social. Para este estudo, temos como base teórica publicações de Cassier (2012), Fernandes (2020), Pavloski (2012), Pio (2020), Silva (2000), entre outros.
Orientador(es): Rosa, Lúcia Regina Lucas da
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Letras - Português)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sbdias.pdfOpen Access208,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.