Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2014
Authors: Amaral, Caroline Ferraz do
Title: Terapia oncológica ambulatorial: similaridades e diferenças do cuidado de enfermagem a pacientes adultos e pediátricos
Keywords: Câncer infantil;Câncer no adulto;Enfermagem na oncologia
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade La Salle
Citation: AMARAL, C. F. Terapia oncológica ambulatorial: similaridades e diferenças do cuidado de enfermagem a pacientes adultos e pediátricos. 2018. 14 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Enfermagem) - Universidade La Salle, Canoas, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2014. Acesso em: 25 ago. 2021.
Abstract: Introdução: Entende- se que câncer é o nome dado a um conjunto de mais de cem doenças, que têm em comum o crescimento desordenado de células anormais podendo ocorrer em qualquer parte do organismo. As células tumorais podem desenvolver-se em qualquer região do corpo e em qualquer indivíduo, independentemente da idade. O câncer no adulto, na maioria das vezes, desenvolve-se por influências externas de estilo de vida. No caso de crianças portadoras de neoplasias malignas, a causa é geneticamente estabelecida. Objetivo: Este estudo tem como objetivo Identificar as similaridades e diferenças do cuidado de enfermagem a pacientes portadores de neoplasias malignas, adultos e pediátricos, em terapia ambulatorial. Metodologia: A pesquisa é uma revisão bibliográfica sistemática. A coleta dos artigos foi nas bases de dados científicos LlLACS, SCIELO, publicados no período de 2012 a 2018. Foram encontrados 16 artigos, porem apenas seis atenderam os critérios do estudo. Resultados: O material selecionado foi analisado buscando atender o objetivo da pesquisa. Posteriormente foi dividido em dois tópicos: Similaridades e diferenças da terapia oncológica adulta e pediátrica. Os dados foram representados em tabelas. Considerações finais: Os princípios e teorias que norteiam o cuidado de enfermagem, devem ser seguidos independentemente do setor em que o enfermeiro exerça sua profissão. Todavia o enfermeiro oncologista é o profissional que vai prestar assistência em todas as fases do tratamento. Independentemente de ser identificadas similaridades na terapia oncológica, cada paciente, adulto ou infanto-juvenil deve ser tratado como um ser único. Deve-se respeitar crenças e valores, compreender fatores socioculturais, identificar a melhor forma de esclarecer dúvidas e de certa forma, ser mais que o profissional.
metadata.dc.contributor.advisor: Inácio, Kátia Lopes
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso (Enfermagem)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cfamaral.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access13.89 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.