Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2021
Autor(es): Pereira, Kassiana da Silva
Título: Doação de órgãos no Brasil: uma busca pelo entendimento do processo realizado a partir da morte encefálica
Palavras-chave: Morte encefálica;Doação de orgãos;enfermagem;Brasil
Data do documento: 2019
Editor: Universidade La Salle
Citação: PEREIRA, K. S. Doação de órgãos no Brasil: uma busca pelo entendimento do processo realizado a partir da morte encefálica. 2019. 13 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Enfermagem) - Universidade La Salle, Canoas, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2021. Acesso em: 26 ago. 2019.
Resumo: Introdução: O Brasil é o primeiro país do mundo com o maior sistema público de transplante de órgãos e o segundo país do mundo em número de transplantes. O processo de doação de órgãos e tecidos é definido como um conjunto de procedimentos e ações que transformam um potencial doador em um doador efetivo. Objetivo: Este estudo, objetivou em conhecer, a partir de uma revisão da literatura, como funciona o processo geral da doação de órgãos, a partir da morte encefálica, desde a captação até o transplante. Metodologia: O presente estudo foi realizado através de uma Revisão de Literatura de caráter exploratório e descritivo com uma abordagem qualitativa, com coleta de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME), MEDLlNE, Scientific Eletronic Library OnLine (Scielo), Service ofthe U.S. Nacional Library of Medicine (PubMed) e Órgãos governamentais no período de 2018 a 2019. Resultados: Foram analisados os principais aspectos desse processo, buscando atender os objetivos da pesquisa, dividindo-se em seis categorias: Detecção do paciente em morte encefálica, notificação às Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos, confirmação do diagnóstico de ME, manutenção do potencial doador e entrevista familiar e a retirada dos órgãos e tecidos. Conclusão: É necessário o desenvolvimento de trabalhos educativos para esclarecer a população sobre as questões que norteiam o processo de Doação e retirada de órgãos para transplante. Pois, a partir do momento em que a população adquire conhecimento, ela se torna capaz de abrir e participar de discussões sobre o tema.
Orientador(es): Inácio, Kátia Lopes
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
kspereira.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access10,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.