Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2029
Autor(es): Mattos, Viviana da Silva
Título: Cuidado de enfermagem frente às dificuldades encontradas pelas mães durante o aleitamento materno
Palavras-chave: Aleitamento Materno;Desmame Precoce;cuidados de enfermagem
Data do documento: 2019
Editor: Universidade La Salle
Citação: MATTOS, V. S. Cuidado de enfermagem frente às dificuldades encontradas pelas mães durante o aleitamento materno. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Enfermagem) - Universidade La Salle, Canoas, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2029. Acesso em: 26 ago. 2021.
Resumo: RESUMO: O Aleitamento Materno é um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, e constitui uma eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Este estudo trata de uma revisão integrativa de literatura que objetivou investigar o cuidado de enfermagem frente às dificuldades encontradas pelas mães durante o aleitamento materno. Realizou-se levantamento de artigos científicos nas bases de dados LlLACS e SciELO, através dos descritores: aleitamento materno, desmame precoce e cuidados de enfermagem. Foram selecionadas 18 publicações para a análise. Os autores discorrem que as dificuldades maternas estão diretamente relacionadas ao desmame precoce e que essas dificuldades serão menores quanto maiores forem os cuidados dos profissionais, especialmente por parte do enfermeiro. Entre as dificuldades mais abordadas está a influência familiar sobre a nutriz quanto às crenças e mitos que envolvem a amamentação e que não condizem com as evidências científicas, os traumas mamilares, a técnica inadequada e o trabalho materno extradomiciliar. As orientações e o apoio presencial dos profissionais são fundamentais para sanar as dificuldades das mães e reduzir os índices de desmame precoce.
Orientador(es): Kruno, Rosimery Barão
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vsmattos.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access14,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.