Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2042
Autor(es): Andrade, Michele
Título: A segurança do paciente no cuidado a pacientes submetidos à quimioterapia
Palavras-chave: Segurança do paciente;Quimioterapia;Oncologia;Medicamentos quimioterápicos
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: ANDRADE, M. A segurança do paciente no cuidado a pacientes submetidos à quimioterapia. 2021. 14 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Enfermagem) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2042. Acesso em: 27 ago. 2021.
Resumo: O objetivo do estudo é identificar no processo de cuidado de enfermagem aplicado junto a indivíduos submetidos a quimioterapia, definições de protocolos de segurança do paciente. Para tanto a metodologia utilizada foi uma revisão integrativa da literatura, de abordagem qualitativa, através de uma busca em literatura online, em bases de dados como SCIELO, BIREME, LILACS, MedLine e PUBMED, bem como protocolos e guidelines vigentes em instituições de saúde e órgãos regulamentadores, seguindo os critérios de inclusão: protocolos e guidelines, as obras selecionadas foram submetidas a uma adaptação a análise de conteúdo proposta por Moraes (1999). A literatura aponta para o Enfermeiro como o agente de manutenção da segurança do paciente submetido a quimioterapia, sendo realizado no preparo procedimental desde a educação em saúde ao paciente, uso de EPIs e definição dos fármacos. No procedimento a habilidade e competência técnica e clínica do Enfermeiro, estão evidenciados como instrumentos chaves para a segurança.
Orientador(es): Silva, Fabiano Silva da
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mandrade.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access170,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.