Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2044
Autor(es): Barcellos, Camila Siqueira
Título: Estresse e qualidade de vida no trabalho do profissional de enfermagem
Palavras-chave: Qualidade de vida;Trabalho;Enfermagem;Estresse
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: BARCELLOS, C. S. Estresse e qualidade de vida no trabalho do profissional de enfermagem. 2020. 11 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Enfermagem) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2044. Acesso em: 27 ago. 2021.
Resumo: Introdução: Há alguns fatores estressantes para a qualidade de vida no trabalho como a necessidade dos plantões noturnos, dupla jornada, atualizações, além de conviver muito próximo com vida e morte. Objetivo: verificar a importância da qualidade de vida no trabalho e as consequências do estresse no profissional de enfermagem. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, de abordagem qualitativa, com busca em artigos originais em bases de dados como SCIELO, BIREME, PUBMED e COFEN publicados no período de 2006 a 2020 e livros no período de 1996 a 2013. Para análise dos dados foi realizada uma leitura criteriosa e sistematizada interpretativa de todas as obras selecionadas. Resultados: após a leitura do material selecionado foi possível dividir a pesquisa em três categorias, intituladas em: "Estresse nos profissionais de enfermagem", "Qualidade de vida no trabalho da enfermagem" e "Dificuldades dos profissionais de enfermagem na jornada dupla". Conclusão: a enfermagem possui alguns fatores estressantes importantes que afetam a qualidade de vida do trabalho, principalmente naqueles colaboradores que realizam dupla jornada. Estudos mostram que para uma melhor busca da saúde mental e a qualidade de vida no trabalho, além de um apoio social também é importante a expectativa pessoal. Autores reforçam que com a mesma dedicação, amor e responsabilidade que se tem no trabalho, o profissional deve fazer o mesmo para ele, como autocuidado, alguns fatores estressantes e assim prestar um bom atendimento com responsabilidade e qualidade de vida.
Orientador(es): Welfer, Márcia
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
csbarcellos.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access160,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.