Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2049
Autor(es): Souza, Gustavo Duarte de
Título: Estudo do planejamento tributário como auxílio na tomada de decisão
Palavras-chave: Planejamento Tributário;Regime Tributário;Resultado
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: SOUZA, G. D. Estudo do planejamento tributário como auxílio na tomada de decisão. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2049. Acesso em: 27 ago. 2021.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo deste artigo analisar se a elaboração de um planejamento tributário traz benefícios para as empresas, em estudo (Feijó Lopes Advogados). A pesquisa foi orientada através de um estudo de caso, realizado em uma empresa de pequeno porte do ramo advocatício (prestação de serviços), a metodologia utilizada é de pesquisa secundária, através de estudo bibliográfico. A análise mostra a importância de realizar um planejamento tributário para auxiliar na tomada de decisões, visando mostrar se a empresa está optando pelo regime tributário que melhor se encaixa ao seu perfil. Foi elaborado uma análise tributária com os dados reais da empresa, levando-se em consideração o Simples Nacional e o Lucro Presumido, um comparativo de Jan/2020 – Jun/2020 com o intuito de expor a diferença dos resultados. Concluiu-se que, no contexto deste trabalho, a explicação sucinta da importância de que um bom planejamento tributário traz informações úteis para a tomada de decisão, economia tributária e melhoria na lucratividade.
Orientador(es): Lautert, Juliano
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Ciências Contábeis)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gdsouza.pdfOpen Access1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.