Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2053
Autor(es): Ortiz, Nathalia Lopes Linhares
Título: A ética e as responsabilidades civil, penal e tributária do contador
Palavras-chave: Responsabilidade Civil;Contator;Responsabilidade Penal
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: ORTIZ, N. L. L. A ética e as responsabilidades civil, penal e tributária do contador. 2020. 18 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2053. Acesso em: 27 ago. 2021.
Resumo: Ao exercer diferentes possibilidades dentro de sua função, o profissional de contabilidade, trabalhando como empregado ou prestando serviço na área, sempre estará envolvido entre várias relações, sendo com as empresas, os bancos, governos, investidores, entre outros. E assim, dentro dessas relações jurídicas, conduzirá o dinheiro das empresas, aconselhar-se-á seus clientes mediante a lei, o que gera determinadas responsabilidades dentro de sua profissão. Ao longo do tempo muitas leis foram e ainda são introduzidas na nossa sociedade para que possamos conviver em equilíbrio. A ética está de certa forma associada ao cumprimento das leis, o que faz com que as pessoas cumpram as ordens de convivência. Sendo assim, tanto na vida pessoal como na profissional precisamos seguir as regras. Desde o século passado e até o início do atual, aconteceram escândalos de fraudes financeiras e fiscais nos EUA, onde a profissão de contador passou a estar em evidência e assim foi necessário estreitar os limites e deixar as leis de responsabilidades civil e penal mais rígidas no mundo todo. No Brasil não foi diferente, esta pesquisa tem como objetivo identificar através de um estudo bibliográfico as principais responsabilidades do profissional contábil após a mudança e introdução de uma legislação mais punitiva, a lei 11.638/2007, em relação a ética e forma de conduta diante das obrigações civis e penais, e suas punições nos casos de descumprimento.
Orientador(es): Weber, Sérgio
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Ciências Contábeis)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nllortiz.pdfOpen Access1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.