Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2068
Autor(es): Pinto, Camila Lang Correia
Título: Ensaios bromatológicos e avaliação da rotulagem de erva-mate comercializada no município de Canoas/RS
Palavras-chave: Teor de Cinzas;Teor de Umidade;Rotulagem
Data do documento: 2017
Editor: Universidade La Salle
Citação: PINTO, C. L. C. Ensaios bromatológicos e avaliação da rotulagem de erva-mate comercializada no município de Canoas/RS. 2017. 18 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) -Universidade La Salle, Canoas, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2068. Acesso em: 02 set. 2021.
Resumo: A Ilex paraguariensis St. Hil, popularmente conhecida como erva-mate é um produto de grande importância na economia e desenvolvimento de alguns estados brasileiros, especialmente os da Região Sul do país. É consumido em bebidas de infusão como o chimarrão quando utilizado com água quente e o tererê se utilizado com água fria. A ErvaMate passa por diversas etapas dentro do processo de beneficiamento industrial, o que pode culminar na proliferação de microrganismos. Fatores intrínsecos, como a atividade de água e o potencial hidrogênionico (pH), podem favorecer o desenvolvimento de microrganismos, tornando o alimento inadequado para o consumo. O teor de cinzas ou resíduo mineral fixo (RMF), permite que seja feita uma análise da quantidade de compostos inorgânicos presentes no alimento, possibilitando a verificação de possíveis impurezas. Uma rotulagem adequada, propicia ao consumidor uma maior confiabilidade sobre o produto que está adquirindo sob os aspectos de validade, procedência e segurança alimentar. Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa, onde foram coletadas amostras comercializadas no município de Canoas/RS, no qual foram analisados aspectos bromatológicos e da rotulagem de alimentos embalados.
Orientador(es): Hoernig, Bruno Arno
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
c l c pinto.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access789,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.