Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2077
Autor(es): Bittencourt, Daisy Cardoso
Título: Perfil nutricional dos trabalhadores de cooperativas de reciclagem de resíduos sólidos da Região Metropolitana De Porto Alegre
Palavras-chave: Cooperativas de reciclagem;Perfil nutricional;Doenças crônicas não transmissíveis
Data do documento: 2013
Editor: Universidade La Salle
Citação: BITTENCOURT, D. C. Perfil nutricional dos trabalhadores de cooperativas de reciclagem de resíduos sólidos da Região Metropolitana De Porto Alegre. 2013. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2077. Acesso em: 02 set. 2021.
Resumo: O trabalho executado por triadores de material reciclável em cooperativas de reciclagem é de suma importância para gestão do meio ambiente, tendo em vista que com o crescimento populacional, aumenta a necessidade de recursos de bens naturais para atender nossas necessidades. No entanto pessoas envolvidas nesta atividade são as que apresentam baixa escolaridade e renda, e estão expostas diariamente a diversos fatores de risco que podem comprometer sua saúde. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi traçar o perfil nutricional, verificar os fatores que influenciam ao aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis e analisar a frequência de ingesta de alimentos de trabalhadores de cooperativas de reciclagem de resíduos sólidos da Região Metropolitana de Porto Alegre, RS. Foi realizado um estudo transversal com 54 colaboradores com idade entre 18 e 60 anos. Os instrumentos utilizados foram materiais antropométricos (balança, estadiômetro e fita métrica) e um questionário estruturado contendo dados de identificação, questões sobre hábitos alimentares, doenças, peso, estatura, frequência de atividade física entre outros aspectos. Os resultados da avaliação antropométrica mostraram que 33,4% dos indivíduos estavam dentro do critério de eutrofia/desnutrição e que 66,6% estavam com sobrepeso/obesidade. Encontramos outros aspectos relevantes, como: auto índice de tabagistas (44,4%), inatividade física (83,3%), baixa ingestão de frutas (64,8%), consumo insuficiente de leite e seus derivados (79,6%). Os percentuais encontrados demonstram auto índice de pessoas com excesso de peso e diversos outros fatores que sugerem que nesta população existem margens para o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis.
Orientador(es): Muttoni, Sandra Maria Pazzini
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
d c bittencourt.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access299,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.