Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2090
Autor(es): Lima, Fabiana
Título: Comparação do cardápio servido em um abrigo da cidade de Porto Alegre/RS com o guia alimentar para a população brasileira
Palavras-chave: Guia Alimentar Para a População Brasileira;Alimentação Saudável;Doenças Crônicas Não Transmissíveis;Porcionamento de Alimentos;Moradores de Rua
Data do documento: 2011
Editor: Universidade La Salle
Citação: LIMA, F. Comparação do cardápio servido em um abrigo da cidade de Porto Alegre/RS com o guia alimentar para a população brasileira. 2011. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2090. Acesso em: 02 set. 2021.
Resumo: Um dos desafios em Saúde Pública é combater as deficiências nutricionais e infecciosas no Brasil. O Guia Alimentar Para a População Brasileira foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde, descrevendo práticas para uma alimentação saudável, assim, prevenindo e controlando as doenças crônicas não transmissíveis. Essas doenças estão cada vez mais crescendo, e o número de óbitos sendo registradas como as causas mais comuns. Os moradores de rua são definidos como indivíduos que não possuem moradia fixa e não têm onde passar a noite ou vivem em abrigos ou albergues. No dicionário Aurélio, o significado de albergue é lugar onde se recolhe alguém, pousada ou estalagem onde eram recolhidos peregrinos, viajantes ou pobres. Esta monografia foi de revisão com o objetivo de comparar as porções do cardápio fornecido do Abrigo Municipal Bom Jesus, em Porto Alegre, com o indicado do Guia Alimentar Para a População Brasileira segundo o Ministério da Saúde. Os resultados comparados encontraram-se adequados nos grupos dos cereais, principalmente o arroz, e em porções de feijão oferecidos diariamente. Já as porções das verduras e legumes, frutas, carnes e ovos, leites, queijos e iogurtes foram classificados como inadequados. Foi analisada a dificuldade de avaliar o tamanho das porções oferecidas com a indicada no Guia.
Orientador(es): Silva, Rosana Maria Carolo da Costa e
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
f lima.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access516,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.