Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2119
Autor(es): Bólico, Karen Suélen
Título: Perfil antropométrico de um grupo de idosos de uma instituição de ensino superior
Palavras-chave: Envelhecimento;Avaliação Antrométrica;Comorbidades
Data do documento: 2013
Editor: Universidade La Salle
Citação: BÓLICO, K. S. Perfil antropométrico de um grupo de idosos de uma instituição de ensino superior. 2013. 13 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2119. Acesso em: 03 set. 2021.
Resumo: O Brasil vem passando por mudanças consideráveis em sua população, sendo os idosos responsáveis pelo seu crescimento. Além disso, encontra-se uma série de desordens nutricionais nesse segmento populacional. Este estudo tem por finalidade destacar as alterações que repercutem sobre o estado nutricional do idoso, fundamentar uma abordagem atualizada sobre os principais métodos de avaliação nutricional utilizados no idoso e identificar o perfil antropométrico do idoso brasileiro. Objetivou-se identificar os índices antropométricos que se associam a doenças cardiovasculares e metabólicas em idosos. A seleção da amostra foi por conveniência com uma abordagem quantitativa. A amostra foi 22 mulheres idosas, dos quais foram avaliados peso, altura, circunferência da cintura e quadril, a RCQ, e o IMC. Foram obtidas as prevalências de sobrepeso e obesidade de 31,8% e 13,6% respectivamente. Além disso, foram observados 8 idosos (36,4 %) com risco para DCV. Através destes resultados foi possível avaliar o perfil antrométrico e sua relação com as comorbidades.
Orientador(es): Miraglia, Fernanda
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
k s bólico.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access379,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.