Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2136
Autor(es): Ferreira, Patrícia Guimarães
Título: Os desafios de ser vegetariano na “terra do churrasco”
Palavras-chave: Dieta vegetariana;Cultura;Desafios
Data do documento: 2016
Editor: Universidade La Salle
Citação: FERREIRA, P. G. Os desafios de ser vegetariano na “terra do churrasco”. 2016. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2136. Acesso em: 09 set. 2021.
Resumo: Objetivo: Avaliar as dificuldades alimentares encontradas por indivíduos vegetarianos residentes em um estado do sul do Brasil, grande produtor e consumidor de alimentos de origem animal. Métodos: Foi realizado um estudo transversal, de caráter qualiquantitativo, com indivíduos adultos e idosos vegetarianos no estado do RS. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário, aplicado em escolas de Yoga e pela internet, em uma comunidade vegetariana de uma rede social. Resultados: O estudo contou com 332 participantes ( n = 332). A idade média foi de 29,6 anos (18 à 69 anos) sendo 84,6% feminino. Constatou-se que a principal dificuldade foi o convívio social (38,7%), seguido por poucas opções de restaurantes e estabelecimentos vegetarianos (18,4%). Como motivação para o vegetarianismo, os maus tratos aos animais (63,3%) foi a mais citada, e a dieta mais frequente foi a ovolactovegetariana (63,9%), seguida pela vegana (16,0%). O uso de suplementos alimentares representou 31,7% e a percepção de melhora do estado de saúde foi de 77,1%. Conclusão: Foi possível concluir que o indivíduo vegetariano enfrenta dificuldades relacionadas à vida social e cotidiana, devido à relevância cultural do consumo de carnes, sendo uma escolha alimentar que implica em adaptações tanto no âmbito interpessoal, quanto nos processos de aquisição de alimentos, produtos e serviços. Porém os benefícios deste padrão alimentar e as motivações que impulsionam esse estilo de vida, compensam as adversidades e limitações, sugerindo mudanças e inovações de mercado, para atender a essa nova demanda, tanto na área da saúde quanto na indústria e comércio.
Orientador(es): Miraglia, Fernanda
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
p g ferreira.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access681,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.