Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2183
Autor(es): Cardoso, Lucélia Caroline dos Santos
Bendl, André Luis
Santos, Luzia Teresinha Vianna dos
Lima, Bruna Lais de Oliveira
Einloft, Michele
Souza, Andressa de
Título: A utilização de contraceptivos hormonais por adolescentes e potenciais riscos para a saúde
Palavras-chave: Adolescente;Saúde do adolescente;Anticoncepção;Fatores de risco
Data do documento: 2019
Citação: CARDOSO, L. C. S. et al. A utilização de contraceptivos hormonais por adolescentes e potenciais riscos para a saúde. Clinical & Biomedical Research, v. 39, n. 1, p. 75-84, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/hcpa/article/view/85153/pdf. Acesso em: 14 set. 2021.
Resumo: Reunir informações referentes aos riscos do uso de contraceptivos hormonais por adolescentes. Revisão integrativa da literatura científica dos últimos 10 anos. Incluídos os estudos sobre uso de anticoncepcional por adolescentes e os riscos associados. Estratégia de busca baseou-se na combinação dos descritores “adolescente”, “saúde do adolescente”, “anticoncepção”, “fatores de risco” e “efeitos adversos” e seus respectivos mesh terms resultando em 73 artigos. Aplicando-se critérios de exclusão, restaram 22 artigos que foram analisados e agrupados em quadros. A literatura nacional e internacional menciona os métodos contraceptivos hormonais como seguros para uso por adolescentes porém ressaltam riscos cardiovasculares, alterações em gestações futuras e prejuízos ao sistema osteomuscular observados nas amostras estudadas, entre outros. A utilização de contracepção hormonal em adolescentes necessita de atenção e manejo cuidadoso para avaliação dos riscos e benefícios. Mais estudos abordando essa temática devem ser realizados para melhor esclarecimento sobre o assunto.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGSDH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lcscardoso.etal.pdfOpen Access749,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.