Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2243
Autor(es): Abreu, Aline Moraes de
Brandão, Nikolas Paim
Estima, Sonara Lúcia
Assis, Michelli Cristina Silva de
Título: Adesão ao tratamento na hipertensão e diabetes mellitus: revisão integrativa
Palavras-chave: Adesão à medicação;Cooperação do paciente;Diabetes mellitus tipo 2;Enfermagem;Hipertensão
Data do documento: 2016
Citação: ABREU, A. M. et al. Adesão ao tratamento na hipertensão e diabetes mellitus: revisão integrativa. Rev. Enferm. UFSM, v. 6, n. 3, jul./set., 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/19029/pdf. Acesso em: 27 set. 2021.
Resumo: RESUMO: Objetivo: analisar as evidências disponíveis na literatura sobre as causas de adesão ou não ao tratamento de pacientes hipertensos e/ou diabéticos. Método: revisão integrativa, que selecionou artigos publicados entre 2005 e 2015, localizados por meio dos descritores “adesão à medicação”, “cooperação do paciente”, “diabetes mellitus tipo 2”, “enfermagem” e “hipertensão”. As bases consultadas foram Biblioteca Virtual em Saúde (Enfermagem), LILACS e PubMed. Resultados: selecionou-se 26 artigos, fatores associados à adesão foram: menor idade, ter estilo de vida saudável e itens relacionados à terapêutica. Dentre os fatores que levaram à pior adesão, destaca-se menor renda, pouco conhecimento sobre a doença e tratamento complexo. Conclusões: os fatores de adesão ao tratamento na hipertensão e diabetes foram relacionados ao paciente, ao tipo de terapêutica e ao sistema de saúde; os quais se constituem em importantes questões a serem abordadas pelos enfermeiros.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aabreu.etal.pdfOpen Access194,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.