Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2244
Autor(es): Campos, Cézar Gustavo Araujo Pacheco de
Estima, Sonara Lucia
Santos, Vinicius Souza
Lazzarotto, Alexandre Ramos
Título: A vulnerabilidade ao HIV em adolescentes: estudo retrospectivo em um centro de testagem e aconselhamento
Palavras-chave: HIV;Adolescente;Vulnerabilidade
Data do documento: 2014
Citação: CAMPOS, C. G. A. P. et al. A vulnerabilidade ao HIV em adolescentes: estudo retrospectivo em um centro de testagem e aconselhamento. REME, v. 18, n. 2, p. 310-214, abr./jun., 2014. Disponível em: http://reme.org.br/artigo/detalhes/929. Acesso em: 27 set. 2021.
Resumo: O presente estudo objetivou identificar o perfil de vulnerabilidade e a sua relação com a escolaridade de adolescentes com sorologia positiva para o vírus da imunodeficiência humana (HIV) de um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O delineamento caracterizou-se como transversal retrospectivo. A amostra foi de 100 indivíduos de ambos os sexos, entre 13 e 19 anos de idade, com sorologia positiva para HIV, no período de 2002 a 2010, em um CTA da região Sul do Brasil. A média de idade foi de 17,7 anos, com sexo feminino perfazendo 65% da amostra e com prevalência em escolaridade (oito a 11 anos de estudo). Não houve diferença significativa entre as variáveis categóricas que compõem vulnerabilidade e sexo. O perfil de vulnerabilidade evidenciado foi feminização, associação de baixa escolaridade com "motivo de não usar preservativo com parceiro fixo", "uso de drogas no último ano", "doença sexualmente transmissível no último ano" e relação sexual como "tipo de exposição". Salienta-se a necessidade de desenvolvimento de intervenções educativas para a prevenção do HIV/AIDS em adolescentes.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cgapcampos.etal.pdfOpen Access511,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.