Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2296
Autor(es): Flores, Helen Rose Flores de
Título: A biblioteca escolar no Brasil e na Colômbia: diálogos entre estudos de pós-graduação.
Palavras-chave: Biblioteca Escolar;Estudos de Pós-graduação;Diálogo Transdisciplinar;Educação;Biblioteconomia;Pesquisas
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: FLORES, H. R. F. A biblioteca escolar no Brasil e na Colômbia: diálogos entre estudos de pós-graduação. 2021. 141 f. Tese (doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2296. Acesso em: 09 nov. 2021.
Resumo: A presente tese discute sobre a questão da biblioteca escolar, a partir de um estudo comparativo das produções do Brasil e da Colômbia. A pesquisa foi desenvolvida junto ao Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), da linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação e integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle/RS. Ao partir de um estudo que se inspira em inquietações da própria experiência acadêmica e profissional no espaço social da biblioteca, investigamos e relacionamos as semelhanças entre as produções de teses e dissertações que dizem respeito à biblioteca escolar no Brasil e na Colômbia, tecendo um estudo comparado acerca das conexões possíveis, nos estudos defendidos entre 2015 a 2019. Estruturamos a metodologia com bases hermenêuticas (DEVECHI; TREVISAN, 2011, CONTE; MARTINI, 2019) aliada à abordagem comparada (BONITATIBUS, 1989, DEVECHI; TAUCHEN; TREVISAN, 2018; SCHRIEWER, 2018), tendo como fonte de pesquisa e coleta de dados os repositórios digitais. Considerando a centralidade das plataformas digitais na contemporaneidade e a horizontalização dos saberes, a partir dessa mudança nos espaços das bibliotecas escolares, pensamos que a relação entre tecnologias digitais e os espaços-tempos das bibliotecas torna-se uma perspectiva necessária para articular esse debate, especialmente para potencializar experiências criadoras em redes e para abrir espaços potentes ao aprender com a produção cultural digital nas bibliotecas. A hipótese é de que as bibliotecas escolares possam promover novos sentidos ao educar, para ampliar a percepção, relacionar a utilização, a recepção e a aproximação interativa e dialética com as obras de domínio público das bibliotecas, que se articulam nos espaços digitais, promovendo a construção de canais formativos para realizar novas pesquisas. Os resultados sugerem que não há discussão que aborda os temas que articulam biblioteca a aproximações interdisciplinares, são tratados apenas por relações pontuais, pela ausência de critérios de análise, ou seja, a dimensão crítica é substituída por uma preferência binária de uma subjetividade anunciada por decretos de governos. Ainda, o panorama encontrado desconsidera aspectos da práxis na conjuntura digital, caracterizando-se como possível lacuna na literatura comparada da área, o que aponta para a necessidade de estudos futuros e pesquisas no campo dos projetos interdisciplinares de bibliotecas escolares, hoje reconfigurados por processos digitais à Educação Básica.
Orientador(es): Conte, Elaine
Coorientador(es): Robayo, Adriana Pineda
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hfflores.pdfOpen Access1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.