Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2303
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Hoernig, Ana Marli | - |
dc.contributor.author | Hoernig, Ana Gabriela | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-16T17:44:36Z | - |
dc.date.available | 2021-11-16T17:44:36Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | HOERNIG, Ana Marli; HOERNIG, Ana Gabriela. Reflexões sobre Pedagogia e Ciências da Educação. Da investigação às práticas: estudos de natureza educacional, Lisboa, v. 11, n. 2, p. 77-91, 2021. DOI: 10.25757/invep.v11i2.252. Disponível em: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/252. Acesso em: 16 nov. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2182-1372 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2303 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como tema a relação entre Pedagogia e as Ciências da Educação. Propomo-nos realizar uma reflexão sobre a questão de a pedagogia ser uma ciência, com objetivo de identificar traços na literatura que confirmem ser a pedagogia uma ciência da educação. O trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa de revisão de literatura. Os autores consultados, a partir dos estudos do Seminário Temático: Educação, Pedagogia e Ciência da Educação, discutem esse tema. João Batista de La Salle, criador da pedagogia lassalista, é o autor referência que trouxemos para fundamentar nosso escrito. Os autores apresentam tendência a entender a Pedagogia como uma ciência. Consideramos como evidência o fato de a pedagogia lassalista estar estruturada e em contínuo crescimento há mais de trezentos anos e, em todo este tempo, produzindo conhecimento baseado em pesquisas. Sabe-se que uma ciência não surge em um espaço vazio, já existe uma caminhada com muitas contribuições e a ciência vai-se construindo em espaços onde já existem discursos e a partir destas construções, sendo que este crescimento também ocorre nas interfaces que se estabelecem com outras ciências da área da educação. Os autores estudados corroboram o compromisso em fazer pesquisa educacional de qualidade, o que certamente dará maior robustez e melhor estrutura à Pedagogia como ciência da educação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Da investigação às práticas: estudos de natureza educacional | pt_BR |
dc.rights | Open Access | - |
dc.subject | Ciências da educação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Teorias pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre pedagogia e ciências da educação | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Reflexões sobre Pedagogia e as Ciências da Educação.pdf | 245,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.