Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2313
Autor(es): Fontoura, Joseane dos Santos Fraga
Título: Equidade de gênero na contabilidade no Brasil: o protagonismo da mulher
Palavras-chave: Equidade de gênero;Contabilidade brasileira;Mulher contabilista
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: FONTOURA, Joseane dos Santos F. Equidade de gênero na contabilidade no Brasil: o protagonismo da mulher. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2313. Acesso em: 22 dez. 2021.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo demonstrar de maneira descritiva a evolução da atuação da mulher contabilista no Brasil, e ainda, como ela está cada vez mais inserida como protagonista na profissão contábil. O estudo relata a origem da contabilidade no mundo e no Brasil, além de discorrer sobre a introdução da mulher no mercado de trabalho e de sua ascensão na carreira contábil. A contabilidade sempre foi reconhecida como uma profissão dominada por homens, até alguns anos atrás isso também consistia na realidade do Brasil. No entanto, este cenário tem se mostrado favorável às mulheres, principalmente na última década, apresentando um crescimento acelerado da participação das mesmas no mercado de trabalho contábil. Para este estudo, foram utilizados como métodos de pesquisa, o levantamento de dados quantitativos junto a órgãos governamentais e reguladores, além de pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e descritivo. A partir destes dados, é importante caracterizar a equidade de gênero na profissão de contabilista no século XXI; e, por mais que ainda existam alguns passos a serem dados e desafios a serem vencidos, como por exemplo, o combate à discriminação e à diferença salarial, o avanço já é significativo e constante. As averiguações mostram que de fato, na última década a mulher contabilista vem conquistando cada vez mais seu espaço, e destacando-se com habilidades que vão além do conhecimento técnico adquirido com a formação acadêmica.
Orientador(es): Souza, Patrícia Coelho Motta de
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Ciências Contábeis)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jsffontoura.pdfOpen Access647,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.