Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2331
Autor(es): Teixeira, Ana Celia da Cruz
Título: Plano de negócio para implantação de uma clínica de nutrição da cidade de Canoas - RS
Palavras-chave: Empreendedorismo;Plano de negócios;Nutrição humanizada
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: TEIXEIRA, A. C. C. Plano de negócio para implantação de uma clínica de nutrição da cidade de Canoas - RS. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2331. Acesso em: 03 jan. 2022.
Resumo: O plano de negócio é uma ferramenta utilizada para descrever um empreendimento, com objetivos e estratégias que devem ser adotadas para minimizar possíveis falhas e viabilizar o negócio. O estudo refere-se à elaboração de um plano de negócios para implantação de uma clínica de nutrição, voltada ao tratamento nutricional humanizado, na cidade de Canoas/RS. Durante o desenvolvimento do estudo foi utilizado pesquisa exploratória-descritiva com uma abordagem predominantemente quantitativa. Para isso, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica das estruturas de plano de negócios disponíveis na literatura. Após, foi realizada uma pesquisa de mercado por meio de questionários online para levantamento de dados. Os questionários foram compostos por informações sócio demográficas, seguidas de questões relativas às percepções sobre o serviço de nutrição. Os resultados obtidos por meio dessa pesquisa foram utilizados para a realização de análises dos aspectos mercadológicos, operacionais e financeiros da clínica de nutrição em implantação. O documento a seguir, apresenta o plano de ação com estratégias de marketing e o planejamento financeiro. Buscou-se verificar dados numéricos para demonstrar a viabilidade do negócio, desenvolvendo uma projeção financeira para o primeiro ano de funcionamento da empresa. Conclui-se que o plano de negócios é viável, a partir de um capital inicial acima do pré-estabelecido, portanto será necessário que a empreendedora primeiro obtenha recursos financeiros através de um plano de ação secundário, que irá viabilizar em um ano a concretização do negócio.
Orientador(es): Araújo, Carina de
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