Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2341
Autor(es): Ribeiro, Cristiele Magalhães
Título: A educação no Jornal da Globo: um olhar complexo
Palavras-chave: Comunicação;Educação;Paradigma da complexidade;Jornal da Globo
Data do documento: 2018
Editor: Editora Feevale
Citação: RIBEIRO, C. M. A educação no Jornal da Globo: um olhar complexo. In: CIDI CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES: DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO DOS SUJEITOS NAS SOCIEDADES CONTEMPOR NEAS, 2., 2018, Novo Hamburgo. Anais… Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2018. p. 387-395. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-3150-1.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021.
Resumo: Este artigo tem como objeto de estudo o discurso do comentarista Arnaldo Jabor, que foi ao ar no Jornal da Globo, da Rede Globo de Televisão, intitulado Miséria da educação no Brasil não é um acidente, mas sim uma obra de séculos. O método utilizado foi o paradigma da complexidade, de Edgar Morin, a técnica foi a semiologia, de Roland Barthes, e o tipo de pesquisa foi a semiológica, também de Roland Barthes. Dentre as considerações provisórias, identificamos que estão presentes no discurso diferentes estratégias para afirmar que a educação brasileira é ruim devido ao interesse dos governantes de que a população não tenha conhecimentos complexos; o discurso realiza generalizações contestáveis e carece de uma melhor contextualização histórica, ao passo que são reconhecidos intertextos presentes nas questões culturais.
Descrição: Pesquisa apresentada no II Congresso Internacional de Diálogos Interdisciplinares, 2018.
Aparece nas coleções:Apresentação em Eventos (Processos Gerenciais)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cmribeiro.pdfOpen Access15,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.