Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2342
Autor(es): Ribeiro, Cristiele Magalhães
Título: A profissão docente no discurso da revista Veja: o estado do conhecimento
Palavras-chave: Comunicação;Educação;Profissão docente;Revista Veja
Data do documento: 2018
Editor: Sociedade brasileira de estudos interdisciplinares da comunicação
Citação: RIBEIRO, C. M. A profissão docente no discurso da revista Veja: o estado do conhecimento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 41., 2018, Joinville. Anais… Joinville: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2018. p. 1-14. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-1330-1.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021.
Resumo: Este ensaio consiste no mapeamento e análise das dissertações e teses publicadas no Brasil que trataram, entre 1968 e 2018, sobre a representação da imagem da profissão docente nas páginas da revista Veja. Para a análise documental das sete pesquisas encontradas utilizamos o enfoque do paradigma da complexidade, de Edgar Morin, considerando, em especial, os princípios recursivo, hologramático e dialógico. Nossas considerações provisórias destacam que este veículo de comunicação de grande circulação apresenta o profissional docente, em geral, com uma conotação negativa, delega a ele objetivos que não são de sua única responsabilidade e deposita nele a expectativa de o que o seu trabalho resulte em efetivo desenvolvimento da sociedade.
Descrição: Pesquisa apresentada no 41º Congresso brasileiro de ciências da comunicação, 2018.
Aparece nas coleções:Apresentação em Eventos (Processos Gerenciais)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cmribeiro.pdfOpen Access236,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.