Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2349
Autor(es): Höber, Ricardo
Lima, Mario Jaime Gomes de
Fochezatto, Adelar
Título: Determinantes do empreendedorismo no Rio Grande do Sul: uma análise espacial
Palavras-chave: Análise espacial;Desenvolvimento regional;Economia regional;Empreendedorismo;Rio Grande do Sul
Data do documento: 2018
Editor: Revista brasileira de desenvolvimento regional
Citação: HÖHER, RICARDO ; DE LIMA, MÁRIO JAIME GOMES ; FOCHEZATTO, ADELAR . Determinantes do empreendedorismo no Rio Grande do Sul: uma análise espacial. REVISTA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, v. 5, p. 189, 2018. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/6074. Acesso em: 10 jan. 2022.
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi testar a hipótese de que regiões, no Estado do Rio Grande do Sul, com elevado nível de urbanização, educação formal e renda per capita, tendem a ter um maior grau de empreendedorismo, buscando-se identificar o empreendedorismo espacialmente e diferenciá-lo em “de oportunidade” ou “de necessidade”. Para isto, foi realizada, como metodologia proposta para este trabalho, uma Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE), utilizando-se o Índice de Moran e indicadores de associação espacial local. A partir da aplicação da metodologia proposta e dos resultados encontrados, teve-se confirmada a hipótese. Assim, pode-se concluir, primeiramente, que o empreendedor local tende a criar novos negócios em função de oportunidades e, depois, que a Serra Gaúcha se apresenta como a região com maior propensão para o empreendedorismo no Estado do Rio Grande do Sul.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Processos Gerenciais)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mjglima.pdfOpen Access1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.