Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2352
Autor(es): Matos, Paola Rodrigues de
Borges, Maria de Lourdes
Título: Magia para quem? Uma análise crítica do intercâmbio de turismo na Disney World
Palavras-chave: Turismo de Intercâmbio;Gestão das emoções;Disney
Data do documento: 2018
Editor: Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Citação: MATOS, P. R. ; BORGES, M. L. Magia para quem? Uma análise crítica do intercâmbio de turismo na Disney World. Pasos. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural (Online), v. 16, p. 415-428, 2018. Disponível em: https://ojsull.webs.ull.es/index.php/Revista/article/view/1120. Acesso em: 30 nov. 2021
Resumo: Este trabalho objetiva analisar criticamente as percepções de encantamento e/ou desencantamento de jovens brasileiros que passaram por experiências de intercâmbio na cultura organizacional da Walt Disney World (Orlando). Foi realizada uma pesquisa qualitativa e entrevistados 17 ex-intercambistas brasileiros que trabalharam na Disney no período de 2008 a 2013. Uma análise de conteúdo foi realizada sobre os dados sistematizados. Os resultados indicam que, por meio do mote do encantamento e da magia, é exigido dos intercambistas um trabalho emocional dentro da cultura organizacional afetiva da Disney que tem como prerrogativa a exibição incondicional de emoções de felicidade e alegria por parte dos trabalhadores. Além da força laboral, a simpatia do trabalhador é mercantilizada e revertida em lucro para a empresa por meio de uma gestão das emoções, onde a regulação emocional ocorre em meio tanto à falta de crítica quanto ao desencantamento diante de exigências físicas e emocionais exaustivas.
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