Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2365
Autor(es): Toledo, Tailana da Silva
Título: E-book: qual a sua fome? identificando os gatilhos psicossociais no comportamento alimentar na prevenção e tratamento da obesidade
Palavras-chave: Obesidade;Comportamento alimentar;Fatores psicossociais
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: TOLEDO, T. S. E-book: qual a sua fome? identificando os gatilhos psicossociais no comportamento alimentar na prevenção e tratamento da obesidade. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2365. Acesso em: 12 jan. 2022.
Resumo: Introdução: A obesidade é de extrema importância considerada um dos maiores problemas de saúde pública, sendo uma doença crônica, que tem diversas associações com comorbidades, como diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, hipertensão, transtornos psicológicos, entre outros. A prevalência da Obesidade esta aumentando na maioria dos países, segundo a Organização Mundial da Saúde essa doença aumentou cerca de 67,8% no Brasil. O tratamento terapêutico da obesidade não esta sendo eficaz, pois a prevalência esta em constante crescimento, uma possível causa pode ser a teoria que para o emagrecimento, deve ter um déficit calórico e maior gasto energético, onde dietas restritivas podem resultar em efeito rebote, causar efeitos emocionais, como ansiedade, depressão e psicológicos como transtorno de compulsão alimentar. Entender o comportamento alimentar dos indivíduos é uma possível estratégia para o tratamento e controle da obesidade e perda de peso, pois envolve o ato de ingestão que é influenciado por fatores psicossociais relacionados com a seleção e a decisão dos alimentos a consumir. Objetivo: Desenvolver um e-book contendo informações didáticas abordando a relação dos fatores de riscos psicossociais ao comportamento alimentar no desenvolvimento da obesidade, a fim de identificar os motivos que levam os indivíduos terem uma hiperfagia e ou uma vontade de comer, não respeitando as sinalizações de fome e saciedade do seu organismo. Também, foram apresentados alguns instrumentos para ajuda na identificação desses gatilhos contribuindo para a prevenção e o tratamento da obesidade. Métodos: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e aplicada, que resultou em um material didático de ajuda aos indivíduos que buscam um emagrecimento duradouro sem radicalizações e sim com consciência, na busca de identificação dos gatilhos psicossociais a fim de verificar a causa e não somente impor uma solução temporária, como “dieta”, priorizando um equilíbrio entre a mente e o corpo. Este e-book foi desenvolvido a partir de um levantamento bibliográfico.
Orientador(es): Walz, Julio Cesar
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tstoledo.pdf
  Restricted Access
Closed Access839,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.