Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2372
Authors: | Funakura, Masaaki Alves Weschenfelder, Gelson Vanderlei |
Title: | Resiliência na cultura pop japonesa: possibilidades metodológicas como ferramenta de mediação de conflito no âmbito educacional |
Keywords: | Educação;Mediação cultural;Resiliência;Naruto;Adolescência |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Conhecimento & Diversidade |
Citation: | FUNAKURA, Masaaki Alves; WESCHENFELDER, Gelson. Resiliência na cultura pop japonesa: possibilidades metodológicas como ferramenta de mediação de conflito no âmbito educacional. Conhecimento & Diversidade, Niterói, RJ, v. 13, n. 31 , p. 152-163, set./dez. 2021. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/8852/pdf. Acesso em: 12 jan. 2022. |
Abstract: | A presente pesquisa busca alternativas metodológicas para a mediação de conflitos no âmbito escolar utilizando-se do anime japonês Naruto, obra do autor Masashi Kishimoto, em que é apresentado pontos importantes na evolução do personagem que é útil para uma possibilidade intervenção de conflitos no que cabe assuntos como superação e determinação em momentos críticos e delicados, tornando o personagem um exemplo de resiliência e virtudes. O trabalho será embasado com estudos bibliográficos e metodológicos que visam somar nas possibilidades do uso deste objeto de pesquisa para criar uma intervenção de combate ao bullying e somar nas políticas públicas e educacionais, evitando que crianças e adolescentes que apresentem riscos psicossociais não desenvolvam um desfecho negativo na sua vida adulta. Serão apresentadas ao leitor fundamentações teóricas relevantes para o estudo desta pesquisa, seguido da justificativa, objetivos e metodologia a serem atingidas com excelência deixando também em abertos futuros estudos pertinentes à pesquisa. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Masaaki Alves Funakura, Gelson Vanderlei Weschenfelder.pdf | 385.91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.